APIAM
08
Newsletter
23/04/2013
 

Breves

 
    • ASSOCIAÇÃO EUROPEIA DO SECTOR (EFBW) PARTICIPA NO TESTE PILOTO DO PROTOCOLO ENVIFOOD

    • APIAM



      A EFBW (European Federation of Bottled Waters) foi seleccionada para participar no teste piloto do Protocolo ENVIFOOD, uma metodologia de avaliação ambiental desenvolvida pela European Food Sustainable Consumption and Production (SCP) Roundtable .

      O Protocolo ENVIFOOD, apoiado pela Comissão Europeia, é uma metodologia científica destinada a testar o desempenho ambiental de produtos alimentares e bebidas.

      Foi desenvolvido com o objectivo de promover o consumo e a produção sustentáveis de produtos alimentares e bebidas e procura contribuir para ajudar consumidores e empresas a melhor entenderem o desempenho ambiental dos produtos e apoiar escolhas informadas.

      Mais informação sobre o Protocolo ENVIFOOD pode ser consultada AQUI

    • GUIA DE BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE PARA AS ÁGUAS ENGARRAFADAS NA EUROPA

    • APIAM



      Em Junho de 2012 as autoridades científicas da UE validaram a proposta de Guia de Boas Práticas de Higiene para as Águas Engarrafadas na Europa, apresentado pela Associação europeia de águas engarrafadas (EFBW).

      No corrente mês de Abril a Comissão Europeia publicou as traduções do Guia para 20 idiomas, incluindo português.

      A Comissão Técnica Científica da APIAM irá agora revisitar e avaliar a necessidade de actualizar o “Código de Boas Práticas de Higiene e Guia Prático de Aplicação do HACCP para a Indústria de Águas Minerais Naturais e de Águas De Nascente”, adoptado pela APIAM e homologado pelas autoridades portuguesas competentes, em 2007.

      O Guia da EFBW é composto por um conjunto detalhado de recomendações para boas práticas de fabricação e tem como objectivo ajudar os produtores de água engarrafada a continuar a implementar as rigorosas exigências de segurança alimentar exigidas a nível europeu e internacional. As medidas preventivas e pontos críticos de controle são descritas para cada fase da produção de água mineral natural e de nascente, desde a gestão dos recursos hídricos e protecção de áreas de captação até à distribuição.

      Com base em orientações da Comissão Europeia para a elaboração de guias comunitários de boas práticas de higiene, o guia tem em conta as normas do Codex, bem como regulamentos CE sobre segurança e higiene alimentar.

      O Guia pode ser consultado AQUI


       

    • SIMPÓSIO EFBW: "INGESTÃO ADEQUADA DE ÁGUA - UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA"

    • APIAM



      A EFBW (European Federation of Bottled Waters) vai promover um simpósio subordinado ao tema “Ingestão adequada de Água – Uma questão de Saúde Pública”, a realizar a 18 de Setembro, no âmbito do 20º Congresso Internacional de Nutrição (ICN), em Granada, Espanha.

      A apresentação abordará as diretrizes internacionais para a ingestão de água e as alegações da EFSA sobre a água e desempenho físico, cognição e termorregulação.

      O simpósio será moderado pelo Dr. Laurent Le Bellego, Presidente do Grupo de Trabalho de Saúde da EFBW.

      Os palestrantes do evento são:
      - Dr. Lawrence Armstrong, da Universidade de Connecticut
      - Dr. Stavros Kavouras, da Universidade de Arkansas
      - Dr. Harris Lieberman, EUA

      ___________________________________
      Simpósio da EFBW
      17:00-19:00, 18 de Setembro, Sala B,
      Granada Exhibition Centre, Granada Espanha.

      Mai informação sobre o ICN pode ser consultada AQUI


    • ALIMENTÁRIA 2013 "NOVOS COMPRADORES, NOVOS MERCADOS, NOVAS OPORTUNIDADES"

    • APIAM

      Sob o lema “Novos Compradores, Novos Mercados, Novas Oportunidades”, realizou-se nos passados dias 14 a 17 de Abril., a edição de 2013 da Alimentaria Lisboa.

      A edição deste ano  reforçou a faceta internacional, já consolidada  enquanto a 4ª maior e mais importante feira generalista do sector da alimentação no ranking europeu e como plataforma de acesso a um mundo de oportunidades de 250 milhões de consumidores a falar Português.

      De realçar a importância do certame, que continua a registar forte participação da indústria, de parceiros e de governantes e a contribuir de forma muito positiva para a dinamização do mercado e para a valorização e oferta do sector da indústria alimentar portuguesa. 

      Também a APIAM se associou ao projecto Alimentaria Lisboa 2013, que contou com a participação  das principais empresas do sector da industria  alimentar,  facto que permitiu melhorar não só a oferta de produtos expostos, como também o programa de actividades paralelas e formação, a par de acções de promoção internacional.

      Para Jorge Henriques, Presidente da FIPA e Presidente da Comissão Organizadora da Alimentaria Lisboa, "a Alimentaria&Horexpo Lisboa 2013 deverá ser um instrumento activo na promoção e divulgação dos produtos nacionais e servir como plataforma para ligar a Europa aos mercados africanos e latino-americanos, uma plataforma na exploração de novos mercados da indústria agro-alimentar, entre eles, o Brasil e a Índia e captar novos clientes."


Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt