APIAM
05
Newsletter
05/07/2012
 

Breves

 
    • GUIA DE BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE DE ÁGUAS ENGARRAFADAS NA EUROPA


    • No passado dia 18 de Junho as autoridades científicas da UE validaram a proposta de Guia de Boas Práticas de Higiene para as Águas Engarrafadas na Europa, apresentada pela associação europeia de águas engarrafadas (EFBW).

      Em breve a DG Sanco irá publicar a versão aprovada no seu site e ficará encarregue das traduções.

      A adopção deste guia é o resultado de 5 anos de trabalho e consultas promovidas no âmbito da EFBW.
    • ALEGAÇÕES DE SAÚDE


    • No dia 25 de Maio foi publicado o Regulamento (UE) nº 432/2012 que estabelece uma lista de alegações de saúde permitidas relativas a alimentos que não referem a redução de um risco de doença ou o desenvolvimento e a saúde das crianças.

      Para as águas minerais naturais e a águas de nascente foram aprovadas duas alegações de saúde, depois da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) ter concluído que ficou estabelecida uma relação causa / efeito entre a ingestão de água e a manutenção da normalidade das funções físicas e cognitivas, assim como a manutenção de uma termorregulação normal, no pressuposto de um consumo de pelo menos 2 litros de água por dia.
       
      Neste âmbito, a FIPA entregou à Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), no seguimento do desafio lançado pelas Autoridades, um esquema de "Expressões equivalentes", a propor expressões/palavras equivalentes para a redacção das alegações genéricas de saúde aprovadas.
    • INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR


    • O Regulamento (UE) nº 1169/2011 relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios tem como objectivo aumentar a clareza e coerência das regras comunitárias fundindo as normas gerais de rotulagem com as nutricionais. No entanto, a publicação deste regulamento tem suscitado questões de interpretação e aplicação, devido principalmente ao elevado número de actos delegados e de execução que compreende.

      Neste âmbito, a FIPA decidiu desenvolver um Guia de Aplicação com o principal objectivo de dar resposta a questões inerentes ao regulamento, das quais se destacam as relativas à rotulagem nutricional, rotulagem de origem, rotulagem de substâncias que podem provocar alergias, bem como outras questões de carácter horizontal.

      Também a APIAM irá propor um Guia Interpretativo especificamente aplicável às águas minerais naturais e águas de nascente.
Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt