APIAM
02
Newsletter
Outubro 2011
 

DESTAQUE

AGUAS ENGARRAFADAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

 

Patricia Fosselard, Secretária-geral  EFBW    

«O sector europeu das águas engarrafadas pode-se orgulhar dos excelentes benefícios que proporciona quer ao nível da qualidade, da saúde e da protecção do meio ambiente. Importa realçar benefícios incontestáveis, muitas vezes pouco conhecidos do público em geral, nomeadamente: os importantes investimentos do sector na protecção das captações e do ambiente envolvente; as características sãs e naturais das águas minerais naturais e águas de nascente; a gestão racional e sustentável dos aquíferos subterrâneos; o papel pioneiro desta indústria no que respeita a recolha e reciclagem de embalagens usadas; a reduzida pegada ecológica da água engarrafada quando comparada com outros produtos alimentares».  


Quando em 2005 cheguei à EFBW, como Secretária-Geral, o sector das águas engarrafadas era percepcionado como um sector em pleno crescimento comercializando um produto natural e autêntico de méritos reconhecidos.

Pouco tempo depois, alguns media começaram a projectar uma imagem negativa das águas engarrafadas associada ao preço elevado e à perspectiva ambiental. Paralelamente certas ONG, alguns municípios e até algumas comunidades religiosas, apelavam ao boicote da água engarrafada em benefício da água da torneira, com reflexo na redução do seu consumo em certos mercados.

O cúmulo desta campanha foi atingido em 2008 com a declaração do Ministro britânico do Ambiente, Phil Woolas, que sugeriu que o consumo de água engarrafada seria quase imoral, referindo no The Times (16 Fev. 2008) que beber água engarrafada era similar a fumar.

Hoje, o sector tem novamente razões para encarar o futuro com optimismo, apesar dos desafios continuarem presentes.  

A água engarrafada: numerosos desafios

A consciência da escassez dos recursos mundiais de água, a insuficiência de investimento em certos sistemas nacionais de recolha e reciclagem, o aparecimento de soluções alternativas apresentadas como equivalentes em qualidade e mais adequadas do ponto de vista ambiental (filtros, jarros, sistemas de purificação de água), ou mesmo a melhoria da qualidade da água da torneira em certos países europeus, são factores que se usados de forma enviesada podem afectar a imagem das águas engarrafadas.

E no entanto … temos belas “histórias “ a partilhar!

O sector europeu das águas engarrafadas pode-se orgulhar dos excelentes benefícios que proporciona quer ao nível da qualidade, da saúde e da protecção do meio ambiente. Importa realçar benefícios incontestáveis, muitas vezes pouco conhecidos do público em geral, nomeadamente: os importantes investimentos do sector na protecção das captações e do ambiente envolvente; as características sãs e naturais das águas minerais naturais e águas de nascente; a gestão racional e sustentável dos aquíferos subterrâneos; o papel pioneiro desta indústria no que respeita à recolha e reciclagem de embalagens usadas; a reduzida pegada ecológica da água engarrafada quando comparada com outros produtos alimentares.

As associações do sector: a emergência de um discurso comum  

Nos últimos anos, a indústria tomou consciência da necessidade de adoptar e de promover a categoria da água engarrafa como um todo e não apenas por via das marcas.

A maioria das associações empresariais fizeram esforços adicionais e encararam desenvolver acções de comunicação e de informação sobre as especificidades do produto e as boas práticas do sector. Também passaram a estar presentes em congressos relacionados com a hidratação e saúde e a promover encontros com stakeholders, incentivando grupos de apreciadores e confrarias (tais como o Cercle des Eaux Minerales em França). Ao mesmo tempo foram apoiados e accionados projectos de parceria com os meios científicos, nomeadamente através da criação de institutos de pesquisa (CERAM em França, Centro Europeo di Ricerca di Ricerca Acque Minerali em Itália, ou o Instituto de Investigacion Agua y Salud em Espanha).

A Federação Europeia está igualmente a mobilizar-se. Em Janeiro de 2010, a EFBW adoptou um plano de acção a dois anos nas 4 seguintes áreas: ambiental, qualidade, saúde e fiscalidade.
O objectivo é não apenas divulgar o papel da água na saúde, as boas práticas ambientais do sector, as características únicas do produto água mineral natural e de nascente de que é exemplo a pureza original, mas também o de promover uma série de acções concretas, tais como:
- Criação de uma ferramenta que permita medir a pegada ecológica da água engarrafada;  
- Concepção de um label de qualidade destinado a revalorizar a categoria.

Estas medidas permitirão acrescentar valor ao produto águas minerais naturais e águas de nascente e permitirão que o sector comunique o seu desempenho com base em resultados inquestionáveis e comparáveis.

O futuro é promissor

Os esforços de informação, divulgação e promoção das qualidades e dos benefícios das águas engarrafadas, quer ao nível das associações sectoriais quer por via das marcas, começa a dar frutos: a mediatização está mais equilibrada.  

De facto, os media passaram igualmente a dar eco de problemas relacionados com a qualidade das águas superficiais captadas nos rios ou nas albufeiras das barragens alertando para a existência de vestígios de resíduos farmacêuticos indesejáveis que, actualmente, não podem ser removidos pelas estações de tratamento de águas usadas.

Também, as tendências de consumo evidenciam que os consumidores europeus procuram cada vez mais produtos naturais ou "bio", associados a regiões demarcadas. Nesta linha, as águas minerais naturais e de nascente oferecem um produto alimentar que responde a essas necessidades e preocupações.
 
A autoridade científica com maior prestígio na Europa, a Agência Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) aprovou, em abril de 2011, duas alegações de benefícios de saúde específicas para a água (relacionadas com a termorregulação e as capacidades físicas e cognitivas) e reafirmou em duas ocasiões a necessidade de consumir dois litros de água por dia.

Vários estudos têm demonstrado as desvantagens e os riscos ligados ao uso de filtros e de jarros (ao nível da higiene, e dos sub produtos).

Finalmente, a obesidade e a diabetes como temas de forte preocupação de saúde pública indiciam que, neste contexto, a água vai ser chamada a desempenhar um papel mais crucial.

Todos estes elementos deverão assegurar, a prazo, um futuro promissor para o sector das águas minerais naturais e de nascente.

"The Bottled Water sector is a walking target” referiu uma vez um representante da WWF, convidado a partilhar, na Assembleia-geral da EFBW em 2007, a sua visão sobre o sector da água engarrafada.   Esperamos que não o seja por muito mais tempo...

Sobre EFBW
A Federação Europeia de águas engarrafadas é uma associação sem fins lucrativos com sede em Bruxelas. Os seus membros são associações nacionais e empresas que representam os interesses de mais de 600 produtores de águas engarrafadas em toda a Europa. A EFBW promove o sector junto das instituições europeias e internacionais que tutelam o sector da a água engarrafada, destacando-se a Comissão Europeia e o Codex Alimentarius. www.efbw.org

Patricia Fosselard
Secretária-geral  EFBW  

(tradução da responsabilidade da APIAM)
Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt