APIAM
14
Newsletter
Abril 2015
 

ÁGUAS MINERAIS NATURAIS E DE NASCENTE

VALOR ACRESCENTADO PARA OS PORTUGUESES E PARA O PAÍS

 

"Portugal é dos países mais ricos do mundo em água mineral natural e água de nascente, pela sua quantidade, variedade e qualidade.

Provenientes de aquíferos protegidos e localizados nas profundidades do subsolo, as águas minerais naturais e as águas de nascente são produtos genuínos, de qualidade excepcional e de singular ligação à natureza.

Mas o que é mais importante é que nenhuma outra água é 100 por cento natural, como são as águas minerais naturais e as águas de nascente."

in prefácio à 4º Edição do
Livro Branco da APIAM


Podemos apresentar muitas razões sobre as vantagens das águas minerais naturais e de nascente para os portugueses e para o país. Apresentamos algumas:

- A diversidade geológica do país reflecte-se na variedade da composição físico química das nossas águas minerais naturais e de nascente o que lhes confere um sabor único e distinto. Não há duas águas iguais, cada uma tem a sua origem, identidade e evidencia uma composição química única. A natureza não se repete. As águas naturais são um produto alimentar único.

- As águas minerais naturais e as águas de  nascente engarrafadas são preservadas de qualquer contacto com a poluição. Engarrafadas na origem, não sofrem qualquer manipulação química e por isso chegam ao consumidor tal como a natureza as oferece, isto é, sem tratamentos químicos, na sua pureza original. As águas minerais naturais e de nascente são um produto natural.

- Em Portugal as águas minerais naturais e de nascente não são águas vulgares, são recursos naturais excepcionais e renováveis, muito vigiados e tutelados pelo Estado. A sua excepcionalidade é ilustrada pelo facto de representarem apenas 0,02% do total das águas subterrâneas do país. As águas minerais naturais e de nascente são um produto raro e sustentável.

- As águas minerais naturais e de nascentes engarrafadas são produtos alimentares sujeitos, desde a captação até ao  consumidor final, a exigente regulamentação (higiene e qualidade; rastreio; embalagem e rotulagem). O seu controle analítico é diário e sistematicamente assegurado pelo laboratório das empresas e pela intervenção das  autoridades públicas. As águas minerais naturais e de nascentes engarrafadas são produtos alimentares de seguros e de elevada qualidade.

- As águas minerais naturais e de nascente engarrafadas e protegidas por embalagens, que preservam a sua qualidade e pureza original, oferecem funcionalidade, sentido prático e conveniência respondendo  às exigências impostas pelos estilos de vida  marcados pela mobilidade.

- As águas minerais naturais e de nascente chegam ao consumidor puras e intocadas, protegidas por uma embalagem adequada. Representam uma opção de hidratação saudável e natural, sem adição de químicos. Uma opção mais saudável e naturalmente adaptada ao organismo humano.

- Em Portugal a actividade de engarrafamento de águas minerais naturais e de nascente é geradora de riqueza e de emprego para os portugueses:
. O sector das águas minerais naturais e das águas de nascentes engarrafadas conta com 32 oficinas de engarrafamento, distribuídas por todo o território nacional, assegurando mais de 10 000 postos de trabalho, entre os criados directa e indirectamente, a jusante e a montante da actividade;
. As unidades de engarrafamento estão predominantemente situadas no interior do país, não podem ser deslocalizadas pelo facto de terem de estar situadas na proximidade das nascentes. Deste modo contribuem de forma relevante para fixar emprego em regiões mais desertificadas, onde não há alternativas de empregabilidade para as populações;  
. As exportações neste sector são uma realidade. Podemos encontrar águas portuguesas em todos os cinco cantos do mundo. Têm forte implantação, na diáspora portuguesa, forte presença nos PALOP’s e boa reputação internacional associada à sua elevada qualidade. Representam, cerca de, 5% da produção nacional, o que evidencia a qualidade das nossas águas.


Sobre as Águas Minerais Naturais e Águas de Nascente portuguesas responsáveis dos Laboratórios oficiais de referência em Portugal, escreveram:

Instituto Superior Técnico
"Para o Instituto Superior Técnico, o consumo de água continua a ser, do ponto de vista dos especialistas, uma das melhores formas de hidratação. As águas minerais naturais, sem nenhum tipo de aditivo ou químico, são por excelência a forma mais saudável de assegurar a hidratação indispensável ao organismo."
Mais >>

Laboratório Nacional de Energia e Geologia

"As Águas Engarrafadas portuguesas, que exploram importantes reservas desse recurso, disseminando actividade industrial ao longo do território, são produtos de excelência disponibilizados ao mercado, que acrescentam riqueza primária e mais-valias à economia nacional"
Mais >>

Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

"As Águas Minerais Naturais (AMN) e as Águas de Nascente (AN) são águas naturais com origem em aquíferos protegidos e com muito baixa vulnerabilidade a contaminações antropogénicas, bacteriologicamente próprias e com características físico-químicas estáveis, resultantes exclusivamente de fenómenos de interação água/rocha.
Distinguem-se, entre outros aspetos, pela sua genuinidade / pureza original, sendo comercializadas sem qualquer tipo de tratamento com exceção de tratamentos físicos expressamente autorizados e que não alteram a sua composição nos constituintes essenciais."
Mais >>


Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt