APIAM
16
Newsletter
Março 2016
 

IVA DA RESTAURAÇÃO

TAXA APLICÁVEL ÀS ÁGUAS

 

APIAM não pode deixar de assinalar  do Orçamento Geral do Estado para 2016, aprovado no passado dia 16 de Março, contemplar a redução da taxa de IVA aplicável aos serviços de alimentação e bebidas de 23% para 13% que valorizamos mas que estranhamente admite  a  eventual  exclusão e discriminação das “águas gaseificadas ou adicionadas de gás carbónico”.
 
Para a APIAM, coube esclarecer  às entidades oficiais competentes que as “águas gaseificadas ou adicionadas de gás carbónico” que foram excluídas, são águas minerais naturais e de nascente, enquadradas por leis comunitárias e nacionais exactamente nos mesmos termos que as águas minerais naturais e de nascente lisas. Ambas representam para o consumidor  a opção por um produto 100% natural.
 
Com efeito, as águas minerais naturais e as águas de nascente, com gás e sem gás, estão regulamentadas por exigente legislação europeia e nacional, que as distinguem das demais águas de consumo. A saber: 
 
- são águas  caracterizadas pela sua pureza original  e pela  proibição de qualquer tipo de tratamento químico ;
 
- são águas  identificadas   pela sua origem subterrânea, protegidas de agressões externas e de qualquer contaminação   e obrigatoriamente  engarrafadas no local da nascente;

- são águas sujeitas a toda a regulamentação aplicável aos géneros alimentícios, designadamente, no que respeita à higiene, ao HACCP, à rotulagem e à possibilidade de rastreio . 

Não obstante, a APIAM não pode deixar de referir que o Primeiro Ministro, no encerramento das Jornadas AHRESP, se comprometeu a repor todos os produtos e serviços, no próximo Orçamento de Estado.

Aproveita-se a ocasião para clarificar que, relativamente à taxa de IVA aplicável aos produtos do sector não foi proposta nem aprovada qualquer alteração, pelo que às “águas de nascente, minerais, medicinais e de mesa, águas gaseificadas ou adicionadas de gás carbónico, com excepção das águas adicionadas de outras substâncias”, se continua a aplicar a taxa intermédia de 13%.


Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt