APIAM
17
Newsletter
Setembro 2016
 

REGULAMENTAÇÃO DO USO DE DISPOSITIVOS DE FILTRAGEM E ÁGUA FILTRADA

INICIATIVA DA ASSOCIAÇÃO EUROPEIA DO SECTOR

 

A Associação Europeia dos produtores europeus de água mineral natural e de nascente (EFBW), em nome dos produtores europeus de água mineral natural e de nascente, está a chamar a atenção da Comissão Europeia para o aumento do uso de dispositivos de filtragem e a comercialização de água filtrada no sector da restauração e para a necessidade de se criar adequado quadro que proteja a confiança do consumidor.

Neste âmbito a EFBW assinala que as águas minerais naturais e de nascente são produtos regulados e controlados de forma exaustiva a que aplica legislação geral e específica da UE sobre segurança e higiene alimentar, regulamentação sobre a divulgação de informação aos consumidores e que impõe critérios de qualidade bastante rigorosos, de acordo com a Directiva 2009/54/EC da EU.

A EFBW exemplifica que as águas minerais e de nascente têm: de ser provenientes de uma fonte subterrânea, têm de ser engarrafadas na origem, em segurança e em condições de consumo; não podem ser submetidas a qualquer tratamento químico; os produtores de águas minerais naturais têm ainda de facultar aos seus consumidores informações detalhadas sobre a composição estável da água, referindo o nome e o local da fonte onde a mesma é extraída. É igualmente importante referir que a EFBW implementou o Guide to Good Hygienic Practices for Packaged Water in Europe (Guia de Boas Práticas de Higiene para as Águas Engarrafadas na Europa), validado pelo Comité Permanente da Cadeia Alimentar e da Saúde Animal (SCoFCAH), no dia 18 de Junho de 2012.

No entanto, assinala a EFBW, nos últimos anos tem-se assistido ao surgimento e ao aumento da oferta de um tipo de produto diferente no sector da restauração: a água filtrada. Trata-se de uma água disponibilizada em recipientes com indicações publicitárias, o que a torna parecida e confunde com a da água mineral natural.

Trata- se de água filtrada que não oferece as mesmas garantias da água mineral natural e de nascente em termos de qualidade, higiene, informação ao consumidor ou controlo. Com efeito, na maioria dos casos, os filtros removem/reduzem o cloro, deixando a água filtrada vulnerável a riscos de contaminação, caso o processo de enchimento dos recipientes não seja levado a cabo em condições assépticas ou caso as garrafas e outros recipientes não sejam limpos e desinfectados de forma rigorosa.

Diz ainda a EFBW que no que respeita aos dispositivos de filtragem, os mesmos são frequentemente vendidos com base em afirmações não fundamentadas referentes à purificação, a um aumento da qualidade natural e a supostas credenciais “ecológicas”, ainda que vários estudos desenvolvidos por revistas de defesa dos consumidores demonstrem que estes produtos estão associados à proliferação de bactérias e à presença de subprodutos associados ao processo de tratamento.

A EFBW solicita à Comissão Europeia (DG da Saúde e Segurança dos Alimentos; DG do Ambiente e DG do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME) que conclua os trabalhos já iniciados com vista à adopção de um estatuto legal para os filtros de água incorporados na oferta pública ou privada de água e apela à Comissão para que assegure que a água filtrada é devidamente controlada e que cumpre os requisitos de qualidade para a água potável da UE, bem como os regulamentos de segurança e higiene alimentares da UE, sendo disponibilizada aos consumidores em condições que protejam a saúde dos mesmos, informando-os de forma adequada sobre a verdadeira natureza do produto.

Neste âmbito, a APIAM, em diferentes ocasiões, tem vindo a realçar o facto de a água da torneira filtrada não constituir um sucedâneo da água engarrafada, são dois produtos muito diferentes, em diferentes aspectos, que sublinhamos:

ORIGEM:
Praticamente todas as águas engarrafadas vendidas em Portugal são águas minerais naturais ou águas de nascente. Por definição, as águas naturais apenas podem ter origem subterrânea específica e protegida. O local da origem destas águas está sempre indicado no rótulo das garrafas.

A água da torneira filtrada é obtida a partir de um fornecimento público. Os operadores da restauração facultam pouca ou mesmo nenhuma informação acerca da origem e das características da água filtrada que servem.

TRATAMENTO:
As águas minerais naturais e de nascente têm origem natural e chegam ao consumidor na sua pureza original. É proibida toda e qualquer desinfecção e / ou tratamento químico.

Na generalidade, os sistemas comerciais de filtragem de água são vendidos para remover impurezas mas não removem resíduos das substâncias químicas que tenham sido usadas para tratar e desinfectar a água da torneira.

QUALIDADE:
A qualidade da água engarrafada é garantida por um rigoroso processo de controlo. As águas minerais e de nascente têm de ser engarrafadas directamente na nascente através dos mais avançados sistemas de enchimento. Todo o processo é minuciosamente controlado desde o aquífero até ao consumidor final, pela empresa engarrafadora e pelas autoridades oficiais. Para além disso, as águas engarrafadas têm um «bilhete de identidade» (rótulo) que assegura de forma inequívoca a qualidade e a segurança do produto que é consumido.

A qualidade da água da torneira filtrada pode não ser garantida. Os restaurantes podem não assegurar a higienização e a esterilização regular dos seus equipamentos de filtragem. As condições de reutilização e de limpeza dos recipientes em que a água é servida pode não estar a ser controladas e assegurada. Não podemos excluir que a água da torneira filtrada contenha resíduos e alguma contaminação, quando é servida. Se não for conservado de forma adequada, o equipamento de filtragem pode inclusivamente deteriorar de forma considerável a qualidade da água da torneira.

SEGURANÇA:
Todas as águas engarrafadas são produtos alimentares. Por serem produtos alimentares têm de cumprir todos os exigentes requisitos de segurança alimentar estabelecidos a nível nacional e impostos pela UE. As águas engarrafadas estão sujeitas a testes e análises muito frequentes, baseados em boas práticas de higiene. A adopção e implementação do HACCP, um sistema de autocontrolo de pontos críticos, é obrigatória para a indústria e representa a garantia de elevados padrões de qualidade alimentar. Além do mais, as águas engarrafadas têm de cumprir requisitos de qualidade específicos, conforme o determinado pelas Directivas da UE para o sector.

As águas de torneira cumprem requisitos de potabilidade mas os sistemas de filtragem nada acrescentam em termos de qualidade e segurança. A sua utilização não está regulamentada pelo que é extremamente difícil controlar e verificar a sua qualidade e segurança.

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR:
Os rótulos da água engarrafada facultam ao utilizador informação específica e detalhada sobre o tipo de água adquirida, o nome da captação e a sua localização, o nome do produtor e a sua composição físico química específica (obrigatória no caso das águas minerais naturais e opcional no caso das águas de nascente).

Nos restaurantes as águas da torneira filtradas vendida aos consumidores, raramente facultam informação acerca da natureza, origem ou tipo de água servido.


Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt