APIAM
21
Newsletter
Dezembro 2018
 

ACORDO CIRCULAR

entre a APIAM e o Ministério do Ambiente

 

Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente (APIAM), fortemente empenhada em conciliar o respeito pelo ambiente com as necessidades dos consumidores e a competitividade da indústria do sector pretende contribuir activamente nos esforços tendentes a promover a economia circular em Portugal.

Nesse sentido, no passado dia 7 de Junho, a APIAM assinou com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) um Acordo Circular, homologado pelo governo, que visa a colaboração no âmbito do processo de transição para a economia circular através de formas concretas de cooperação e coordenação para o cumprimento das metas fixadas na Directiva Europeia relativa aos resíduos, bem como, para o alcance dos objectivos e acções estabelecidos na Estratégia Europeia para os Plásticos.

Todas as embalagens utilizadas pela indústria são recicláveis, sejam de vidro ou PET, razão que leva o sector a assumir plena responsabilidade pelo destino dos resíduos das embalagens que usa e a aceitar gerir e financiar o sistema de recolha e reciclagem de resíduos de embalagens.

O PET é um material seguro e leve, que preserva as características dos produtos, o que leva a que seja alvo de elevada procura. Após a utilização, as garrafas PET vazias deverão ser tratadas como recursos valiosos, e não como desperdício.

Para a APIAM a prioridade é tomar medidas com o intuito de aumentar muito significativamente a recolha, triagem de qualidade e reciclagem de garrafas PET.

As garrafas PET podem ser recicladas para vários fins, desde a produção de têxteis até à indústria automóvel. Podem ainda, naturalmente, ser utilizadas pelo sector das bebidas, para produzir toda uma nova geração de garrafas PET. Actualmente, o PET é o plástico com maior taxa de reciclagem, a nível europeu.

A APIAM acredita que a solução passa por uma cooperação mais estreita com todos os intervenientes que procuram dar uma segunda vida às embalagens, fomentando a circularidade deste material valioso.

Dando expressão aos Acordos Circulares a APIAM, em parceria com a PROBEB, irá apresentar à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) um plano de acção devidamente detalhado e fundamentado visando a criação e a dinamização de uma plataforma para o Sistema de Depósito-Reembolso (SDR), que envolverá todos os parceiros relevantes no processo de gestão de resíduos de embalagens.

Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt