APIAM
03
Newsletter
Janeiro 2012
 

efbw

Comité científico efbw para a saúde, publica documento sobre a água e a hidratação

 
O comité científico da EFBW para a Saúde, publicou um documento sobre os princípios científicos básicos da água e da hidratação que descreve com pormenor e com base em estudos científicos, as várias funções vitais desempenhadas pela água e os seus efeitos no corpo humano.

A sobrevivência e o correcto funcionamento do corpo humano dependem de uma hidratação adequada. De facto, a água é o principal elemento do corpo, representando entre 50% e 70% do peso corporal (a quantidade exacta varia de pessoa para pessoa, consoante a idade e o sexo). O corpo consegue sobreviver várias semanas sem comida, mas, sem água, apenas alguns dias. A água ajuda a transportar os nutrientes até às células de todo o corpo e o oxigénio para o nosso cérebro; permite ainda a manutenção da normalidade das funções físicas e cognitivas quando ingeridos, pelo menos, 2 litros de água por dia.

A água permite também que o corpo absorva e assimile minerais, vitaminas, aminoácidos, glicose e outras substâncias através de reacções químicas que só são possíveis pela existência de água no organismo humano.

A água ajuda a regular a temperatura do corpo, elimina as toxinas, dissolve os excessos e funciona ainda como um lubrificante para as articulações e para os músculos, assim como protege os tecidos nomeadamente contra choques e traumatismos (ex: cérebro, fetos). O documento desenvolvido pela EFBW apresenta ainda os mecanismos de regulação do balanço hídrico assim como os factores que afectam o seu equilíbrio.

É fundamental que sejam respeitados os princípios do balanço hídrico. Tanto a ingestão de água como as perdas de água são controladas com o objectivo de alcançar o equilíbrio hídrico. Este mecanismo de auto regulação do balanço hídrico é mais fácil em adultos saudáveis, no entanto encontra-se por vezes comprometido no caso das crianças ou dos idosos que têm um maior risco de desidratação.

A quantidade de água necessária por dia depende da idade e do sexo, sendo que os adultos devem beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia. É essencial que sejam ingeridas as quantidades necessárias de água para que o corpo esteja convenientemente hidratado. A água mineral natural e a água de nascente, com pureza original e qualidade excepcional protegidas por uma embalagem, são a bebida mais qualificada para assegurar uma hidratação perfeita.
Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt