APIAM
03
Newsletter
Janeiro 2012
 

Em Destaque

Conclusões do Encontro Técnico APIAM

 

Cerca de 60 especialistas, representantes de empresas associadas da APIAM, instituições públicas e privadas ligadas ao sector reuniram-se em Lisboa, no Hotel Marquês de Sá, para falarem de uma causa comum que é a água mineral natural e a água de nascente, a sua valorização, sustentabilidade e diferenciação no âmbito de um sector gerador de dinâmica económica, de emprego e de riqueza para a sociedade e para o país.

Este encontro promovido pela APIAM é o culminar de um  intenso de trabalho de colaboração e de cooperação entre empresas, entre sector privado e sector público, entre a actividade empresarial e investigação universitária, mostrando que é possível em conjunto defender causas e valores comuns, que representam ecologia, saúde, tradição e cultura, empregabilidade e criação de riqueza para o país.   

Neste evento foram abordados os seguintes aspectos:
•Implantação de uma Captação (Dr. Vieira da Silva)
•Execução de furos de captação (Dr. Henrique Graça)
•Exploração de uma captação (Dr. Albino Medeiros)
•Monitorização hidrodinâmica, microbiológica e físico-química do recurso (Dr. Antunes da Silva)
•Perímetros de protecção, sua implementação e utilização (Dr. José Cruz, DGEG).
 
Neste âmbito, evidenciam-se três reflexões comuns às apresentações dos nossos especialistas, que são centrais na actividade dos industriais das águas minerais naturais e de nascente. Primeira, a ideia de sustentabilidade do recurso natural, compreendendo a sua renovação em quantidade e qualidade, possível devido aos progressos científicos no domínio da geologia e ao trabalho aturado, discreto e qualificado dos Directores Técnicos das explorações e das Autoridades Públicas de regulação.   Para a APIAM a ideia de sustentabilidade associada à água natural é essencial numa óptica de protecção e preservação da natureza e do ambiente, isto é, de integridade do recurso natural, razão de ser da actividade.

A segunda reflexão liga-se à ideia da diferenciação. O produto natural, a sua pureza original, a proibição de tratamentos químicos, designadamente, de desinfecção, a ausência de contaminações, é aquilo que nos distingue, que mais evidencia a nossa diferença. Preservar e defender o produto natural, é o nosso valor acrescentado, é a nossa especificidade, é a essência desta indústria.   Uma última reflexão para a ideia de sublinhar a raridade da água natural de elevada qualidade, como são as águas minerais e de nascente, associada à sua importância ecológica e valor económico. Com isso pretendemos enfatizar a relevância de assegurar e transmitir à sociedade do presente e às gerações vindouras a ideia de um recurso valioso cuja exploração implica legislação moderna e avançada, responsabilidade ambiental, adopção das melhores práticas, critérios e processos cientificamente validados. 

O encontro contou também com a valiosa participação  da Direcção Geral de Geologia e Energia que apresentou os primeiros resultados do projecto piloto de monitorização das captações de água mineral natural o qual poderá revestir elevado interesse para o sector na perspectiva de vir a reflectir mais um caminho diferenciador da excepcional qualidade das águas naturais portuguesas.

 

Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt