APIAM
05
Newsletter
Julho 2012
 

DOSSIER ESPECIAL

10 PONTOS SOBRE AS ÁGUAS NATURAIS PORTUGUESAS

 
As águas naturais portuguesas estão posicionadas entre as mais cotadas e prestigiadas águas europeias. A APIAM preparou um dossier especial a destacar os 10 pontos que diferenciam as águas minerais naturais e águas de nascente das demais águas para consumo humano.


1.Identidade

Antes de chegarem ao consumidor, as águas minerais naturais e as águas de nascente percorrem , durante anos, décadas e por vezes séculos, longos e lentos caminhos numa interacção água / rocha que ocorre no subsolo de cada região de Portugal. A diversidade geológica do país reflecte-se na variedade da composição físico química das nossas águas o que lhes confere um sabor único e distinto. Não há duas águas iguais, cada uma tem a sua origem, identidade e história singular e evidencia uma composição química única. A natureza não se repete.    


2.Naturalidade

As águas minerais naturais e das águas de  nascente engarrafadas são preservadas de qualquer contacto com a poluição. Engarrafadas na origem, não sofrem qualquer manipulação química e por isso chegam ao consumidor tal como a natureza as oferece, isto é, sem tratamentos químicos, na sua pureza original.


3.Sustentabilidade

As águas minerais naturais e de nascente estão por natureza associadas a preocupações de sustentabilidade. A garantia da renovação dos recursos naturais em quantidade ( caudal)  e qualidade (pureza original) é condição essencial da actividade. No caminho seguido pelo sector a preocupação dominante foi sempre a de acautelar as características de um produto natural de elevada qualidade, assegurando a sua protecção e a sustentabilidade do recurso.


4.Segurança

As águas minerais naturais e de nascente engarrafadas são produtos alimentares sujeitos, desde a captação até ao  consumidor final, a exigente regulamentação (higiene e qualidade; rastreio; embalagem e rotulagem). O seu controle analítico é diário e sistematicamente assegurado pelo laboratório das empresas e pela intervenção das  autoridades públicas.   


5.Conveniência

As embalagens de água são um bem inestimável. Para além de permitirem preservar a qualidade e a pureza original de uma água mineral natural ou de nascente oferecem funcionalidade, sentido prático e conveniência respondendo  às exigências impostas pelos estilos de vida  marcados pela mobilidade.


6.Raridade

A água que cobre cerca de 70% do planeta está essencialmente na água salgada dos mares e dos oceanos. Dessa imensidade uma pequena parcela, entre 1% e 2%,  é  formada  por água doce que se encontra distribuída pelos glaciares, rios e lagos e numa pequeníssima parte no subsolo.
No nosso país as águas minerais naturais e de nascente representam apenas 0,02% do total dos recursos subterrâneos.


7.Saúde

Para o nosso bem-estar, devemos beber ao longo do dia, entre um litro e meio e três litros de água, dependendo de diferentes factores, como as condições climatéricas, a idade e o sexo. As águas minerais naturais e de nascente são puras e variadas. Representam a opção por um produto natural, sem adição de químicos. Uma hidratação saudável, naturalmente adaptada ao organismo humano, que fornece sais minerais que complementam a dieta diária.


8.Riqueza e Emprego

A actividade de engarrafamento de águas minerais e de nascente é geradora de riqueza para o país. As 30 oficinas de engarrafamento existentes em Portugal estão predominantemente localizadas em regiões do interior ou zonas rurais, onde por vezes não há alternativas ao nível de empregabilidade das populações. A indústria do engarrafamento das águas minerais naturais e de nascente contribui para a fixação das populações nestas regiões mais desertificadas.


9.Portugalidade

No mercado nacional a quase totalidade das águas engarrafadas disponíveis (cerca de 99%) são águas minerais naturais e águas de nascente de origem portuguesa. A exportação leva as águas portuguesas aos cinco cantos do mundo (cerca de 5% da produção nacional).  


10. Tradição

Em Portugal, as águas naturais sempre despertaram enorme interesse pela sua excepcional qualidade, diversidade e efeitos favoráveis à saúde. É nesta tradição que se forja e emerge o sector das águas minerais naturais e águas de nascente.
As águas naturais portuguesas estão posicionadas entre as mais cotadas e prestigiadas águas europeias.
Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt