APIAM
06
Newsletter
Outubro 2012
 

EXPORTAÇÕES

IMPORTÂNCIA PARA O sector das águas naturais engarrafadas

 


Os recursos hidrogeológicos nacionais têm pela sua excepcional qualidade e diversidade potencial para criar, contribuir e apoiar o desenvolvimento sustentável das exportações portuguesas.

Face à diversidade geológica de Portugal, dispomos de uma enorme riqueza em recursos como águas minerais naturais e de nascente, existindo boas garantias de produção, pois há reservas em condições favoráveis de exploração.

As exportações neste sector são uma realidade. Podemos encontrar águas portuguesas em todos os cinco cantos do mundo. E não podemos deixar de sublinhar que as nossas águas minerais naturais e de nascente estão entre as mais cotadas, na Europa e no mundo.

De facto, no mercado das águas minerais e de nascente tem vindo a crescer a procura internacional das águas nacionais, com especial incidência nos países dos PALOP’s e EUA. Verifica-se que, da produção total nacional de águas minerais naturais e de nascente cerca 5% correspondem a águas exportadas, admitindo-se que possa existir um potencial de crescimento para a captura de novos mercados e consolidação dos existentes.

Em Portugal as reservas de águas minerais e de nascente permitem assegurar as necessidades futuras. Nesta óptica deverá ser uma preocupação do governo o estabelecimento de políticas que apoiem e promovam politicas «facilitadoras» da internacionalização das águas minerais e de nascente nacionais.

Como referimos neste número, as exportações de Águas Naturais Engarrafadas, no mês de Agosto, tiveram uma evolução positiva de 24,94 % (em litros). Nas embalagens verificou-se igualmente evolução positiva de 56,71 %.

O sector das águas minerais naturais e das águas de nascente engarrafadas em Portugal gerou em 2011, um volume global de negócios, de 216,7 milhões de Euros.

O sector conta com 30 oficinas de engarrafamento, distribuídas por todo o território nacional, assegurando mais de 10 000 postos de trabalho, entre os gerados directamente (entre 1400 e 1600 trabalhadores considerando as variações sazonais) e indirectamente, a jusante e a montante da actividade (fornecedores, serviços, distribuidores).

As 30 unidades produtivas, estão predominantemente situadas no interior do pais, uma vez que as unidades de engarrafamento não podem ser deslocalizadas pelo facto de terem de estar situadas na proximidade das nascentes, contribuindo para fixar emprego nessas regiões mais desertificadas onde não há alternativas de empregabilidade para as populações.

Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt