APIAM
06
Newsletter
Outubro 2012
 

Gestão Sustentável dos Recursos

O Nosso Compromisso

 

O sector das águas minerais naturais e das águas de nascente está por natureza associado às preocupações ambientais, desde logo, porque tem uma actividade que depende da protecção ambiental. De facto, esta é essencial para garantir a renovação natural, em quantidade e com qualidade, da água, que está no centro da sua actividade.

A gestão sustentável dos recursos é uma prioridade incontornável da indústria de engarrafamento de águas minerais naturais e de nascente.

GESTÃO RESPONSÁVEL DE RECURSOS HÍDRICOS

De acordo com a legislação nacional e europeia, as águas minerais naturais  e de nascente têm origem subterrânea, protegida, identificada e  pureza original (é proibida a utilização de quaisquer tratamentos químicos de desinfecção). 

As autoridades públicas que tutelam a actividade do sector estão em condições de certificar a elevada qualidade e excepcional valor, riqueza e diversidade das águas naturais portuguesas.

Face à legislação portuguesa, as águas minerais naturais e de nascente estão enquadradas por regime legal e de concessão que fixa exigentes critérios de sustentabilidade destinados a assegurar a protecção e a valorização dos recursos naturais do país.

Os recursos naturais, objecto da actividade, representam  0,02% do total dos recursos subterrâneos do país, estando sempre garantida a sua renovação em quantidade (caudal) e qualidade (pureza original).

As empresas dispõem de Directores Técnicos  profissionais da geologia altamente qualificados e preparados, que asseguram o equilíbrio natural do aquífero, em qualidade e quantidade.

Cada   água mineral natural e de  nascente dispõe, de um “perímetro de protecção” e de um “caudal de exploração.

A indústria trabalha em parceria com as comunidades locais, as autoridades públicas e os agricultores, para assegurar a valorização  do ambiente envolvente. Esta colaboração não contribui apenas para preservar a biodiversidade e os habitats naturais, constitui também um importante vetor para a promoção do desenvolvimento socioeconómico a nível regional.

PIONEIROS NA REDUÇÃO DE EMBALAGENS E NA PROMOÇÃO DA RECICLAGEM

O sector das águas minerais naturais e de nascente tem disponíveis no mercado diferentes  opções  e respostas adequadas às questões associadas à sustentabilidade ambiental quer por via da reciclagem de resíduos de embalagem , quer pela a reutilização das embalagens.

As embalagens recicláveis e reutilizáveis utilizadas no engarrafamento da água mineral natural e de nascente, garantem a pureza, qualidade, fiabilidade e a segurança alimentar do produto.

Para  encaminhar os resíduos de  embalagens para a reciclagem a indústria do sector, em parceria com outras industrias e actividades, foi pioneira e  fundadora da Sociedade Ponto Verde. A geração  de resíduos de embalagens provenientes da água engarrafada,  representa  0,03 % da produção total de resíduos em Portugal e  0,8 % do total dos resíduos domésticos.

Em Portugal , o sistema Ponto Verde, financiado pela industria através do Valor Ponto Verde, abrange, actualmente,  99,3% da população portuguesa, 99,4% do território nacional e 97,4% dos concelhos. 

Todas as embalagens  usadas  pela indústria de águas minerais naturais e de nascente em Portugal  são reutilizáveis ou 100% reciclável (vidro, plástico PET ).

De entre todos os recipientes plásticos, as garrafas PET apresentam uma elevada taxa de devolução e de reciclagem,  que continua a aumentar. O PET reciclado (rPET) pode ser usado no fabrico de novas garrafas PET, assim como numa grande diversidade de outras aplicações, como por exemplo têxteis de fibra e coberturas em plástico.

A indústria está permanentemente empenhada na otimização da embalagem , através da redução do seu peso. Há duas décadas, uma garrafa de plástico de 1,5 litros pesava 50g, hoje, não pesa mais de 30g. Desde 1994, o peso médio de uma garrafa PET de 1,5 diminuiu 23%.

A indústria investe em eco-inovação, design de novas embalagens e na investigação associdada a  alternativas de embalagem cada vez mais sustentáveis.

Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt