APIAM
06
Newsletter
Outubro 2012
 

hidratação saudável

água mineral natural e água de nascente

 

Porque é que é tão importante beber água?

A água é a essência da vida e a base de todos os seres vivos.

A sobrevivência e o correcto funcionamento do corpo humano dependem de uma hidratação adequada. De facto, a água é o principal elemento do corpo, representando entre 50% e 70% do peso corporal (a quantidade exacta varia de pessoa para pessoa, consoante a idade e o sexo). O corpo consegue sobreviver várias semanas sem comida, mas, sem água, apenas alguns dias.

A água é um nutriente importante e vital para a nossa saúde. A adequada ingestão de água é essencial para o nosso corpo. A ingestão insuficiente de água afectará o desempenho físico e psicológico. Todos os sistemas do corpo humano, das células e tecidos aos órgãos vitais, dependem da água para o bom funcionamento.

-  A água ajuda a transportar os nutrientes até às células de todo o corpo e o oxigénio para o nosso cérebro.
-  A água permite que o corpo absorva e assimile minerais, vitaminas, aminoácidos, glicose e outras substâncias.
-  A água ajuda a regular a temperatura do corpo. 
-  A água elimina as toxinas e dissolve os excessos. 
-  A água funciona como um lubrificante para as articulações e para os músculos.

Que Quantidade de água devo beber?

Em locais com um clima ameno, perdemos aproximadamente entre 1,5 e 2 litros de água todos os dias através da respiração, da transpiração, da urina e da actividade intestinal.

A água que ingerimos pode ter várias formas. Pode provir de diferentes bebidas, da comida (a água contida nas frutas e nos legumes, por exemplo) e, claro, da própria água.

As recomendações de hidratação variam de país para país. Contudo, os profissionais da saúde são consensuais quando afirmam que a ingestão diária de aproximadamente entre 1,5 l e 2 l de água fornece uma hidratação adequada e permite que o corpo reponha a quantidade de água que perde diariamente. Com uma actividade física intensa e num clima quente, dever-se-á ingerir uma maior quantidade de água.

Recomendações da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) afirma que a água contribui para a manutenção  das funções físicas e cognitivas regulares, assim como para uma termorregulação normal.
 
A posição da EFSA relativamente ao consumo adequado de água recomenda que as mulheres bebam 1,5 litros por dia e que os homens bebam 2 litros por dia, o que corresponde, aproximadamente, a 8 a 10 copos de água.

Como posso saber se estou a beber água em quantidades suficientes?

Mesmo uma pequena perda de água pode desregular o seu corpo. A sede e o cansaço podem ser sintomas de desidratação (veja abaixo).

Como posso saber se estou desidratado?

A desidratação ocorre quando a quantidade água do corpo que se perde durante o dia não é reposta.

Normalmente, o corpo está desidratado muito antes de começar a sentir sede. Muitas vezes, sintomas como a boca ressequida, a pele seca, dores de cabeça, fadiga, fraqueza, tonturas, falta de concentração, diminuição na frequência urinária podem indicar que a quantidade de água presente no seu organismo é insuficiente.

É importante manter o seu corpo bem hidratado, pois mesmo uma perda de 1 % de água pode levar aos sintomas acima indicados. Já uma diminuição de 10 % da quantidade água no organismo pode ser fatal.

A água mineral natural ou de nascente é o melhor e mais natural meio de hidratação!

A água mineral natural ou a água de nascente representam uma excelente opção para uma hidratação saudável.

São bebidas 100% naturais, puras na origem, seguras, sem tratamentos químicos, que constituem um nutriente essencial de que todo o organismo depende. 

A água mineral natural ou a água de nascente são uma boa opção.

Melhorar a hidratação e os hábitos de consumo de água pode constituir um contributo simples mas significativo para a promoção de estilos de vida mais saudáveis, assim como para a redução do risco de contrair várias doenças que podem ser evitadas. As medidas e conselhos nutricionais desempenham um papel importante neste contexto.

Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt