APIAM
06
Newsletter
Outubro 2012
 

produção nacional e

grande distribuição

 

No passado mês de Julho, a APIAM, em audição na Assembleia da República – Grupo de Trabalho Grande Distribuição e Produção Nacional, no âmbito da Comissão Economia e Obras Públicas – deu conta das preocupações que lhe suscita a situação actual das relações da Grande Distribuição com a Produção Nacional.

Neste âmbito, a APIAM tem apoiado as posições defendidas pela FIPA (Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares), designadamente, no plano dos trabalhos desenvolvidos na Plataforma das Relações na Cadeia Alimentar (PARCA), entidade criada pelo Governo (Despacho nº 15480/2011) com o objectivo de promover a relação entre os diversos sectores na cadeia alimentar.

A FIPA tem sublinhado que as relações comerciais entre os Grandes Grupos de Retalho (GGR) e os seus fornecedores são hoje em dia desequilibradas, verificando-se uma transferência recorrente de custos e riscos para os fornecedores, uma redução da diversidade da oferta e de produtos inovadores e práticas comerciais susceptíveis de conduzir a tratamentos discriminatórios. Nesse sentido, à semelhança da FIPA, a APIAM defendeu a importância de ser colmatada a insuficiência das regras que regulam as práticas comerciais e as relações contratuais entre os GGR.

O Grupo de Trabalho criado na Assembleia da República pretende acompanhar de perto as conclusões da PARCA e aprofundar as especificidades que esta temática suscita.

Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt