APIAM
06
Newsletter
Outubro 2012
 

DIA NACIONAL DA ÁGUA

LANÇAMENTO DO QUARTO CADERNO APIAM

 

Monitorização Hidrodinâmica, Microbiológica e Físico-Química do recurso de uma Captação

A APIAM associa-se às celebrações do Dia Nacional da Água com o lançamento do quarto número da Colecção de Cadernos Técnicos dedicados à valorização da água mineral natural e da água de nascente, produtos de excelência na economia nacional.

Integrado numa Colecção de 5 cadernos técnicos que foi desenvolvida por um grupo de geólogos que integraram um grupo de trabalho no âmbito da APIAM, o caderno técnico nº 4, elaborado pelo Dr. Manuel Antunes da Silva, é dedicado à temática da "Monitorização Hidrodinâmica, Microbiológica e Físico-Química do recurso de uma Captação" e constitui-se como um repositório de pontos de aplicação prática à volta do tema da monitorização.

Os recursos que servem de base à produção de Água Mineral Natural  ou de Água de Nascente, têm, obrigatoriamente, que apresentar um perfil qualitativo irrepreensível de acordo com a legislação em vigor, no que respeita às suas características Microbiológicas e Físico-Químicas.

A Qualidade exigida na origem poderá ser progressivamente adulterada ao longo da exploração, caso não sejam respeitadas as condições hidrodinâmicas de extracção definidas, captação a captação, garantindo a renovação do recurso e do equilíbrio do sistema aquífero.

Deste modo, a monitorização assegura que, em cada momento, a disponibilidade de recurso em quantidade e qualidade, está de acordo com o expectável e é produto de um trabalho contínuo de conhecimento/avaliação hidrogeológica do sistema, associado a uma correcta gestão da exploração.


SOBRE O AUTOR

Manuel Antunes da Silva, Geólogo pela Universidade de Coimbra, desempenha funções de Director Técnico nalgumas concessões de água mineral natural, actualmente para a empresa UNICER, SA. 

OS OBJECTIVOS da APIAM 

Para a APIAM a Valorização da Água Mineral Natural e da Água de Nascente como Produtos de Excelência na Economia Nacional – é um continuo e sistemático processo de trabalho que envolve cooperação e colaboração entre geólogos ligados à direcção técnica das empresas, à Administração Pública de tutela e às Universidades.

A causa comum é a água mineral natural e a água de nascente, a sua valorização, sustentabilidade e diferenciação no âmbito de um sector gerador de dinâmica económica, de emprego e de riqueza para a sociedade e para o país.

Sem as ferramentas, os métodos, as técnicas, os modelos e os estudos associados à prospecção, pesquisa, captação, exploração e protecção do recurso geológico, não seria possível oferecer ao consumidor um produto de excelência como são as águas naturais portuguesas, na sua variedade, diversidade, identidade e pureza original.

AGRADECIMENTOS
A APIAM agradece ao Dr. Antunes da Silva e à Unicer a elaboração deste caderno.

O PRÓXIMO CADERNO TÉCNICO

- CADERNO Nº 5 - CRITÉRIOS HIDROGEOLÓGICOS PRINCIPAIS PARA A DEFINIÇÃO E FIXAÇÃO DOS PERÍMETROS DE PROTECÇÃO
Dr. José Cruz

OS CADERNOS TÉCNICOS JÁ EDITADOS

CADERNO 1 – IMPLANTAÇÃO DE UMA CAPTAÇÃO
Da autoria do Dr. António Vieira da Silva, o Caderno Técnico nº 1, que versa a Implantação de uma Captação, dá a conhecer as ferramentas, os métodos, as técnicas, os modelos e os estudos associados à prospecção e à implantação das captações.

No referido trabalho, o autor, hidrogeólogo e director técnico de concessões e explorações de água mineral natural e água de nascente apresenta, de forma completa e organizada, as linhas metodológicas e melhores práticas que devem guiar os estudos de prospecção hidrogeológica

CADERNO 2 – EXECUÇÃO DE UMA CAPTAÇÃO
Da autoria do Dr. Henrique Graça, director técnico de concessões e explorações de água mineral natural e de água de nascente, pretende, fundamentalmente, de forma pedagógica, representar mais uma ferramenta a utilizar por responsáveis técnicos ligados à exploração de águas minerais ou de nascente, chamando a atenção para as particularidades e especificidades da execução das mesmas e apresentando recomendações relacionadas com aspectos processuais sobre autorizações, elaboração de caderno de encargos e acompanhamento de trabalhos.

CADERNO 3 - EXPLORAÇÃO DE UMA CAPTAÇÃO
O caderno técnico nº 3, da autoria do Professor Albino Medeiros, são apresentadas as linhas gerais para a exploração sustentável de uma captação de água mineral natural ou de nascente. São abordados os seguintes aspectos:
- Escolha do equipamento de bombagem que melhor se adequa às características hidrodinâmicas e regime de exploração da captação;
-Montagem do grupo electrobomba submersível e demais equipamento de controlo tendo em conta as características geométricas da captação;
-Organização do espaço envolvente à captação de forma a permitir com facilidade o seu acesso para operações de vistoria e manutenção;
- Elaboração de Plano de Exploração adequado às características hidrodinâmicas do binómio captação/aquífero hidromineral;
- Inspecção e revisão da captação e dos órgãos de extracção segundo uma periodicidade previamente definida;
- Ensaios de caudal de aferição segundo uma periodicidade previamente definida;
- Monitorização de níveis e caudais de forma sistemática;
- Controlo periódico dos consumos de energia eléctrica do equipamento de extracção;
- Controlo sistemático da qualidade química e bacteriológica do recurso extraído;
- Extracção de caudais instantâneos compatíveis com o previsto no Plano de Exploração.
- Adução

Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt