APIAM
08
Newsletter
Abril 2013
 

ÁGUA ENGARRAFADA E ÁGUA DA TORNEIRA FILTRADA

NÃO SÃO A MESMA COISA!

 
Quais são as principais diferenças entre a água engarrafada e a água da torneira filtrada servida nos restaurantes?

ORIGEM:

Praticamente todas as águas engarrafadas vendidas em Portugal são águas minerais naturais ou águas de nascente. Por definição, as águas naturais apenas podem ter origem subterrânea específica e protegida. O local da origem destas águas está sempre indicado no rótulo das garrafas.

A água da torneira filtrada é apenas água obtida a partir de um fornecimento público. A água da torneira (é predominantemente proveniente de águas superficiais (por exemplo, lagos, rios ou reservatórios). Os operadores da restauração facultam pouca ou mesmo nenhuma informação acerca da origem e das características da água filtrada que servem.

TRATAMENTO:

As águas minerais e de nascente têm origem natural e chegam ao consumidor na sua pureza original. É proibida toda e qualquer desinfecção e / ou tratamento químico.

A água da torneira é sempre tratada e desinfectada. Na generalidade, os sistemas comerciais de filtragem de água são vendidos para remover impurezas mas não removem resíduos das substâncias químicas que tenham sido usadas para tratar e desinfectar a água da torneira.
 
ESCOLHA:

As águas engarrafadas estão disponíveis em grande diversidade e variedade de marcas e opções. Os consumidores podem escolher entre vários tipos de águas engarrafadas, conforme o gosto ou as características de cada uma.

A água da torneira engarrafada não permite qualquer escolha por parte do consumidor.

QUALIDADE:

A qualidade da água engarrafada é garantida por um rigoroso processo de controlo. As águas minerais e de nascente têm de ser engarrafadas directamente na nascente através dos mais avançados sistemas de enchimento. Todo o processo é minuciosamente controlado desde o aquífero até ao consumidor final, pela empresa engarrafadora e pelas autoridades oficiais. Para além disso, as águas engarrafadas têm um «bilhete de identidade» (rótulo) que assegura de forma inequívoca a qualidade e a segurança do produto que é consumido.

A qualidade da água da torneira filtrada não pode ser garantida. Os restaurantes não asseguram a higienização e a esterilização regular dos seus equipamentos de filtragem. As condições de reutilização e de limpeza dos recipientes em que a água é servida não podem ser controladas nem asseguradas. É muito provável que a água da torneira filtrada contenha resíduos e alguma contaminação, quando é servida. Se não for conservado de forma adequada, o equipamento de filtragem pode inclusivamente deteriorar de forma considerável a qualidade da água da torneira filtrada.

SEGURANÇA:

Todas as águas engarrafadas são produtos alimentares. Por serem produtos alimentares têm de cumprir todos os exigentes requisitos de segurança alimentar estabelecidos a nível nacional e impostos pela UE. As águas engarrafadas estão sujeitas a testes e análises muito frequentes, baseados em boas práticas de higiene. A adopção e implementação do HACCP, um sistema de autocontrolo de pontos críticos, é obrigatória para a indústria e representa a garantia de elevados padrões de qualidade alimentar. Além do mais, as águas engarrafadas têm de cumprir requisitos de qualidade específicos, conforme o determinado pelas Directivas da UE para o sector.

As águas de torneira filtradas servidas nos restaurantes não são produtos alimentares. As águas de torneira cumprem requisitos de potabilidade mas os sistemas de filtragem nada acrescentam em termos de qualidade e segurança. A sua utilização não está regulamentada pelo que é extremamente difícil controlar e verificar a sua qualidade e segurança.  

INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR:

Os rótulos da água engarrafada facultam ao utilizador informação específica e detalhada sobre o tipo de água adquirida, o nome da captação e a sua localização, o nome do produtor e a sua composição físico química específica (obrigatória no caso das águas minerais naturais e opcional no caso das águas de nascente).

Nos restaurantes as águas da torneira filtradas vendida aos consumidores, raramente facultam informação acerca da natureza, origem ou tipo de água servido.

CUSTO:

O preço da água engarrafada reflecte, além dos encargos sociais associados ao emprego, os investimentos feitos pela indústria na valorização e protecção dos aquíferos e o ambiente envolvente, garantindo a elevada pureza original das águas minerais e nascente.

Embora as águas de torneira tenham um custo de produção mais reduzido do que o das águas minerais ou de nascente, é, no entanto, habitual que os restaurantes a vendam (muitas vezes servida em garrafas com design de luxo) por preços bem elevados que podem chegar, nalguns casos, ao dobro do cobrado pela água engarrafada.

AMBIENTE:

A água engarrafada é armazenada em materiais 100% recicláveis, sejam de vidro ou de plástico PET. Os fornecedores apostam na melhoria contínua e optimização das embalagens com o objectivo de reduzir o consumo de energia.

Tal como todos os produtos, a água da torneira filtrada também tem um impacto ambiental. Desta forma, é enganador e injusto comparar águas engarrafadas com água da torneira filtrada numa perspectiva de defesa ambiental, sem se analisar todo o ciclo de vida dos sistemas de filtragem, incluindo os tratamentos e os processos utilizados.
Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt