APIAM
09
Newsletter
Julho 2013
 

VAGAS DE CALOR

AUMENTAR A INGESTÃO DE ÁGUA

 

Com o objectivo de minimizar os efeitos negativos do calor na saúde das populações, as autoridades de saúde portuguesas têm chamado à atenção para a importância da hidratação, sublinhando que a ingestão de líquidos é a principal forma de prevenir os efeitos adversos resultantes da exposição ao calor intenso, sendo fundamental mesmo quando as pessoas ainda não manifestam sinais de sede.

Neste âmbito, a Direcção Geral de Saúde tem repetidamente recomendado e apelado às populações para aumentar a ingestão de água.

A propósito de Hidratação lembra-nos o Livro Branco da APIAM:

1- Se o balanço entre a ingestão e as perdas é negativo, acontece a desidratação. Basta que se perca um por cento da água corporal total para que ocorra a sensação de sede, bem como uma diminuição do rendimento e do desempenho cognitivo, facto que está clinicamente demonstrado.

2- A desidratação provoca o aumento do ritmo cardíaco e torna mais difícil manter estável a tensão arterial. A perda de quatro por cento do total de água do corpo corre-se um risco significativo, mas a perda de 10 a 15 por cento do total de água do corpo pode causar a morte.

3- Uma correcta hidratação, pelo contrário, regula a temperatura corporal, favorece o transporte de nutrientes e a eliminação de toxinas pelo sistema excretor. Preserva também, o bom estado das articulações, das mucosas e da pele. A hidratação é, pois, imprescindível ao normal e adequado desenvolvimento do corpo humano.

4- As quantidades de ingestão de água recomendadas variam em função da idade, do sexo, da actividade física, das condições climáticas etc., mas podemos considerar aceitável para um adulto a recomendação de ingestão de uma quantidade média de 2,5 a 3 litros.

5- A água mineral natural e a água de nascente, originalmente puras e de elevada qualidade, depois protegidas por uma embalagem, são a melhor bebida para assegurar uma hidratação perfeita. Ao facto
de se tratar de um produto natural, acresce a mais-valia de conter um conjunto de sais minerais e oligoelementos próprios e específicos de cada água, consoante a sua origem, que se mantêm constantes ao longo do tempo.

6- A hidratação com água mineral natural e com água de nascente é a opção por um produto gerado pela natureza, um produto natural para responder às exigências naturais do organismo. É, por isso, um valor acrescentado para o homem e uma resposta às necessidades que tem.

Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt