APIAM
09
Newsletter
Julho 2013
 

"ÁGUA VEM, EMBALAGEM VAI"

CONTRIBUA PARA O USO CORRECTO DAS EMBALAGENS DE ÁGUA

 

A APIAM, assumindo a responsabilidade social de intervenção pública que lhe compete, tem pedagógica e continuadamente procurado   contribuir para minorar  acidentes resultantes do uso indevido de embalagens vazias de água,  promovendo diferentes campanhas de esclarecimento, junto das populações e das escolas.

Com este objectivo, a APIAM promoveu , entre outras, parcerias com o INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, com o Hospital D. Estefânia e com a ARESP – Associação dos Restaurantes e Similares de Portugal.

Neste âmbito, também o Minitério da Saúde, promoveu uma campanha de prevenção de acidentes relacionados com a utilização indevida e irresponsável de embalagens vazias. O spot televisivo institucional, através de imagens ilustrativas de acções do dia a dia, alertou o público para os perigos do tranvase de produtos tóxicos para garrafas de produtos alimentares.


Continuando a dar  resposta à necessidade de divulgar práticas responsáveis e seguras, a APIAM retoma no verão  de 2013 ,  a campanha de esclarecimento "Água Vem, Embalagem Vai", já lançada em anos anteriores  e que teve resultados muito positivos.

A Campanha “Água Vem, Embalagem Vai” apela à não utilização de garrafas vazias de água para guardar outro tipo de líquidos, de forma a evitar acidentes com a ingestão de produtos perigosos.

A iniciativa quer sensibilizar os consumidores para não utilizarem as garrafas de água vazias para guardar outros líquidos, tóxicos ou corrosivos, evitando assim acidentes pela sua inadvertida ingestão.

A APIAM lembra que as embalagens vazias são muitas vezes erradamente e irresponsavelmente utilizadas para armazenar detergentes, lixívias e outros líquidos facilmente confundíveis com água.

A campanha, dirigida aos estabelecimentos públicos de venda e aos consumidores, apela a duas práticas essenciais: a não reutilização de garrafas vazias de água e a verificação da inviolabilidade dos vasilhames, exigindo que a sua abertura seja feita na presença do consumidor ou pelo próprio.

Porém, a convicção de que todas as acções já desenvolvidas e a desenvolver serão sempre insuficientes leva a APIAM a apelar a todos no sentido de divulgar a Campanha “Água Vem, Embalagem Vai”.

Para o efeito, poderá fazer o download do material da campanha AQUI.




Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt