APIAM
09
Newsletter
Julho 2013
 

EMBALAGENS

FACTOS SOBRE O PET

 

O que é o PET?

A abreviatura PET refere-se ao tereftalato de polietileno, uma substância que, de um ponto de vista químico, constitui um poliéster.

Inicialmente, na década de 30, os poliésteres eram utilizados enquanto fibras sintéticas. Mais tarde, o PET passou a ser usado em películas de embalamento.

Na década de 70 foi finalmente desenvolvido um processo de produção de garrafas em PET.

Hoje, as garrafas em PET são muito utilizadas para o embalamento de bebidas não alcoólicas (refrigerantes e águas minerais naturais e de nascente).

Vantagens do PET?

O PET é um polímero praticamente inquebrável. A sua robustez é muito relevante para as bebidas, tornando as garrafas totalmente seguras do ponto de vista da sua utilização em movimento ou durante a prática desportiva.

O PET é transparente permitindo que o conteúdo da garrafa permaneça visível.

O PET é leve, o que constitui uma enorme vantagem no que respeita ao impacto ambiental da garrafa durante a sua vida útil, desde a produção, ao transporte, ao consumidor e até ao final do ciclo de vida.

A interação do PET com os produtos alimentares

O PET utilizado na indústria de bebidas cumpre todas as exigências e requisitos legais europeus e mundiais, que permitem assegurar a protecção da saúde dos consumidores.

As matérias-primas utilizadas no PET são rigorosamente avaliadas, dando cumprimento a todos os regulamentos europeus aplicáveis a materiais em contacto com géneros alimentícios.

Reciclagem de garrafas de PET

O PET é identificável pelo seu código de reciclagem 01.

As garrafas de PET são facilmente recicláveis. São simples de triar com recurso a meios automáticos, ficando assim disponíveis para poderem ser recicladas de forma económica. A indústria de reciclagem das garrafas de PET tornou-se uma actividade bem sucedida nos últimos anos.

As garrafas de PET usadas podem ser recicladas e convertidas em fibras e têxteis, ou então processadas em novas garrafas de PET.

Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt