APIAM
09
Newsletter
Julho 2013
 

EMBOPAR

A OLHAR O FUTURO

 

Teve lugar no passado dia 29 de Maio a Assembleia Geral da EMBOPAR, onde foi aprovado o Relatório e Contas de 2012 e onde foram apresentadas as linhas de orientação para 2013.

Para o ano 2013, a Embopar planeia seguir as seguintes linhas de orientação:

- Continuar o diálogo com a Tutela para que a nova legislação dos resíduos de embalagens possa vir a permitir a separação do VPV na fatura, esteja isenta de ambiguidades e seja totalmente clarificadora no capítulo das responsabilidades, princípios e normas aplicáveis;

- Liderar a actuação da SPV perante os atuais desafios como a nova licença e a revisão legislativa em curso;

- Integrar a componente "embalagens" dentro das políticas ambientais desenvolvidas a nível da UE e do país, sempre na perspectiva de compatibilizar os interesses industriais e comerciais com as exigências ambientais e veicular estas políticas e preocupações para os accionistas e empresas embaladoras em geral.

A EMBOPAR foi constituída em 1996 por empresas e associações de empresas, entre as quais a APIAM, produtoras e importadoras de produtos embalados, que, cientes das suas responsabilidades sociais e ambientais, participaram activamente na constituição da SOCIEDADE PONTO VERDE (SPV) dando um forte contributo para que o impacto ambiental dos resíduos de embalagens tenha vindo a diminuir de uma forma significativa ao longo dos anos, atendendo às crescentes quantidades de materiais de embalagem que são encaminhadas para reciclagem ou submetidas a outro tipo de valorização.

Desta forma, a indústria deste sector esteve e está tão fortemente comprometida com a Sociedade Ponto Verde, um caso de sucesso no nosso país que contribuiu e continua a contribuir de forma muito eficaz para a sustentabilidade ambiental de muitas actividades económicas, entre as quais a do nosso sector.

Com a Sociedade Ponto Verde, a indústria deste sector assume total responsabilidade pelo destino dos resíduos das embalagens que introduz no mercado e aceita participar e contribuir financeiramente para um sistema de recolha e reciclagem de resíduos de embalagem, de que nos orgulhamos.

Em 2012, a SPV retomou mais de 61 % do volume de embalagens que lhe são declaradas pelos embaladores. Este valor está acima dos objectivos da SPV de reciclar 55% do volume declarado pelos seus aderentes e dá cumprimento às metas comunitárias fixadas para o nosso país.

O sistema ponto verde em Portugal abrange, actualmente, 99,7% da população portuguesa, 99,3 % do território nacional.

São indicadores impressionantes a evidenciar um caminho de grande sucesso percorrido nos últimos 16 anos.

Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt