Hidratação-Saúde
- Hidratação Natural
- Benefícios da Hidratação
- Água, hidratação e as crianças
- Água e hidratação na infância
- Água e hidratação na gravidez
Água e hidratação na infância
Durante os seis primeiros meses de vida de um bebé, 70% do peso total é água e, nos 6 meses seguintes, este valor passa para 60%. A percentagem de água do corpo dos lactentes chega a atingir os 75%. Os rins dos bebés são imaturos durante este período de vida e a função excretora que lhes compete não é completamente exercida, pelo que se recomenda uma ingestão adequada e proporcionada de água.
Entre os quatro anos e a adolescência, as crianças têm em geral uma actividade física intensa. Por outro lado, toleram menos o calor e têm menor capacidade para excretar pelo suor e vêem aumentar a temperatura do corpo mais rapidamente. Nestas condições, uma correcta hidratação assume maior importância.
Em relação às crianças é fundamental ensinar-lhes a terem uma alimentação saudável, equilibrada, a ingerirem uma quantidade de água diariamente, variando entre 0,6 litros no primeiro ano de vida e 1,8 a 2,6 litros na adolescência como uma estratégia de hábito de vida saudável que para além de contribuir para o bom funcionamento das funções físico cognitivas das crianças, também previne o excesso de peso.
1. As crianças devem ingerir uma quantidade adequada de água diariamente, variando entre os 0,6 litros no primeiro ano de vida e 1,8 – 2,6 litros na adolescência.
2. A água mineral natural é a bebida não nutritiva que deve acompanhar a criança. Tanto nas refeições como fora delas, como uma estratégia de hábito de vida saudável que previne o excesso de peso.
3. A água mineral natural tem uma composição química estável e conhecida que permite ao pediatra indicar determinadas marcas principalmente em função da concentração de sódio, cálcio e flúor.
4. A água mineral natural não precisa de ser fervida para a preparação de biberons.
Tabela: Quantidade de água recomendada por dia pela Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA).