APIAM
21
Newsletter
Dezembro 2018
 

Água | A Nova Mega Bebida

CAMPANHA APIAM - DGS

 

Foi numa postura de serviço público que a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente (APIAM), subscreveu um protocolo de cooperação institucional com a Direção Geral de Saúde (DGS), que no contexto da alimentação saudável pretendeu promover o consumo de água.

Esse protocolo, assinado no passado dia 4 de  Julho , com a Directora Geral de Saúde , na presença do  Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, ficou  assinalado  com o lançamento  da  campanha “ÁGUA | A NOVA MEGA BEBIDA “.

A campanha, que decorreu entre Julho e Dezembro, foi principalmente divulgada através do Facebook, do Instagram, do Youtube e dos Cinemas NOS, entre outros meios e redes sociais, teve mais de 3 milhões de visualizações.

O Presidente da APIAM, na intervenção que proferiu na cerimónia de assinatura do protocolo, destacou:

«Não há quaisquer dúvidas sobre os benefícios da ingestão de água e da sua contribuição para a manutenção das aptidões físicas e cognitivas das pessoas, havendo a recomendação do consumo de pelo menos dois litros de água por dia.

Está enraizada na tradição portuguesa uma especial atenção à água, enquanto recurso natural.

No nosso país, as águas minerais naturais e de nascente sempre despertaram enorme interesse pela sua excepcional qualidade e diversidade, estando posicionadas entre as mais cotadas e prestigiadas águas europeias.

Provenientes de aquíferos protegidos e localizados nas profundidades do subsolo, em sistemas não poluídos na origem, as águas minerais naturais e as águas de nascente são produtos genuínos que evidenciam pureza original e que chegam às populações tal como se encontram na natureza, costumamos dizer, que “engarrafamos água no seu estado puro”!

As águas minerais naturais são uma riqueza de todos nós cidadãos Portugueses, pois pertencem ao domínio público do Estado.

São recursos naturais, geridos pelos respectivos concessionários, preservados e protegidos, de forma tecnicamente adequada e sustentável, e que acrescentam valor e emprego à economia nacional e às regiões do interior onde se localizam»

Sinalizou, ainda que o  «protocolo que hoje subscrevemos é, também, uma oportunidade para recordar que precisamos de voltar a dar valor aos recursos naturais que a Natureza nos dá. As águas minerais naturais e de nascente estão entre esses excepcionais recursos naturais».

Por fim, Nuno Pinto de Magalhães, concluiu realçando que «este protocolo, à semelhança do Acordo Circular que a APIAM assinou no passado dia 7 de Junho, com o Ministério do Ambiente, constitui também uma forma do Sector e da APIAM participarem no debate sobre as questões de sustentabilidade ambiental que estão em curso na sociedade e de assumir os seus compromissos e responsabilidades.

As águas naturais e de nascente engarrafadas são muitas vezes apresentadas incorrectamente, pois, além de se ignorarem razões de cultura e tradição, de conveniência, de emprego, de socorro em situações de catástrofe, entre outras, se esquece a mais valia que as águas minerais naturais e as águas de nascente portuguesas enquanto produto natural, podem representar para a saúde e para a alimentação saudável, opção que muitos portugueses têm sabido valorizar







Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt