APIAM
19
Newsletter
17/07/2017
 

Breves

 
    • NOVO REGIME DE GESTÃO DE EMBALAGENS E RESIDUOS DE EMBALAGENS - Ecovalores 2017

    • No final do ano passado, o governo emitiu as licenças para a gestão do sistema de embalagens e resíduos de embalagens, à Sociedade Ponto Verde e à Novo Verde, criando novas regras, introduzindo a concorrência no regime de gestão de embalagens e resíduos de embalagens.

      Já com as novas regras em vigor, foram divulgados no passado dia 3 de Maio, nos sites da Sociedade Ponto Verde e da Novo Verde, as tabelas de ecovalores a vigorar em 2017.

      Os novos valores resultam da aplicação do novo modelo de cálculo aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE).

    • MINWAT 2017 – LUSO

    • De 26 a 31 de Março de 2017 teve lugar, no LUSO, a 2ª Conferência Internacional Multidisciplinar sobre Águas Minerais (MINWAT 2017).

      Tendo por modelo a primeira edição realizada em Setembro de 2014, na República Checa, o MinWat2017 teve como objectivo principal a partilha novos desenvolvimentos e novas perspectivas no conhecimento científico em áreas como: hidrogeologia, química e microbiologia da água mineral, bem como, das ciências médicas relacionadas com as águas minerais naturais (termais).

      Esta edição contou com o apoio da Associação europeia das águas engarrafadas (EFBW) que organizou uma sessão especialmente dedicada à indústria das águas minerais naturais e de nascente e que teve a participação de especialistas de renome internacional.

      A sessão da EFBW teve como foco principal:
      - As tendências europeias e portuguesas do mercado da água engarrafada;
      - A excelente qualidade das águas minerais naturais;
      - A água mineral natural e meio ambiente;
      - A água mineral natural e oportunidades de saúde

      A APIAM, parceira da conferência, apresentou um poster, que teve como objectivo dar a conhecer a Associação, o sector, o mercado e o desafios e compromissos da indústria portuguesa do sector.

      A Comissão Técnica Cientifica da APIAM esteve representada por um poster da Engª Tânia Rino, da Empresa Serrana de Águas, sobre o “Controlo das águas mineiras naturais e das águas de nascente”. O trabalho esteve centrado no Código de Boas Práticas de higiene / HACCP da APIAM.

      O Código de boas práticas de Higiene da APIAM está publicado e disponível no site da DGAV

    • JORNADAS DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS RECURSOS HÍDRICOS (APRH)

    • APIAM Integradas na Semana de Termalismo das Caldas da Rainha, realizaram-se no passado dia 18 de Maio as Jornadas “ Águas Minerais Naturais e Ordenamento do Território”, organizadas pela APRH, com o apoio da Associação Portuguesa de Geólogos, do Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos (AIH-GP) e o patrocínio da Federação Europeia de Geólogos.

      A Comissão Técnica da APIAM esteve representada com apresentações que estiveram a cargo do Dr. Manuel Antunes da Silva (Director Técnico da Unicer) e do Dr. Paulo Duarte (Director Técnico das águas de Penacova).

      A iniciativa e a coordenação deste "primeiro encontro de âmbito nacional" esteve a cargo do Professor José Martins Carvalho, da Comissão Especializada de Águas Subterrâneas da (APRH) e também membro da Comissão Técnica da APIAM.

      Em declarações prestadas à Lusa, o Professor Martins de Carvalho referiu que este "primeiro encontro de âmbito nacional" visou "juntar os atores a discutir metodologias de gestão e desenvolvimento das águas minerais naturais na óptica do desenvolvimento sustentado dos recursos hídricos e dos recursos geológicos" e ainda dinamizar "a comunicação interdisciplinar entre os agentes do mercado dos recursos hidrominerais e geotérmicos, dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos e da gestão do território", acrescentou.

      O Professor Martins de Carvalho defendeu, também, que para as águas minerais, que são um recurso do Estado é prioritário “um diálogo mais próximo e sistematizado entre os dois ministérios, os técnicos, e outros atores, como os concessionários [de termas e industrias de engarrafamento] para uniformizar a aplicação da lei".
Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt