APIAM
11
Newsletter
Março 2014
 

(RE)PENSAR O ECOVALOR DAS EMBALAGENS

seminário

 


No passado dia 5 de Março, a Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, promoveu um seminário “(Re)pensar o Ecovalor das Embalagens – Aspectos Sociais, Económicos e Ambientais”.

Neste âmbito, foi abordado, entre outros aspectos, a política de Gestão das embalagens em Portugal e na Europa, o papel das entidades gestoras, como a Sociedade Ponto Verde, o papel dos stakeholders, desde a visão do embalador / importador, ao papel do consumidor.

Participou no evento a Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia para Assuntos Ambientais, o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente e o Director-geral da Sociedade Ponto Verde, entre outros. A visão da indústria foi partilhada pela Sumol+Compal, representada pelo Administrador, Rui Frade.

No seminário, a Sociedade Ponto Verde, após 17 anos de Sistema Integrado para a Gestão de Resíduos de Embalagem (SIGRE), sublinhou o cumprimento das seguintes metas em 2011:
- Número de lares separadores é hoje de 69%;
- Construção de 42 aterros e 34 estações de triagem;
- 99% da população tem acesso a recolha selectiva;
- 70% dos hotéis, restaurantes e cafés fazem separação de resíduos;
- Financiamento da recolha selectiva e triagem municipal foi de cerca de 600 milhões de euros;
- Investimento de sensibilização das populações foi superior a 48 milhões de euros.

Como resultado de todas as acções promovidas, as quantidades retomadas têm aumentado todos os anos, a um ritmo crescente, o que permitiu atingir as metas globais um ano antes do final da Licença SPV e, em 2011, ultrapassar a meta global de retoma de 64% dos resíduos de embalagens.

Em 2013 a reciclagem de resíduos urbanos de embalagem em Portugal cresceu 7%

SAIBA +

Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt