APIAM
15
Newsletter
Setembro 2015
 

EDITORIAL

BEM VINDOS

 

Nova lei dos recursos geológicos

Foi publicada no passado mês de Junho  a Lei 54 / 2005 que aprova o regime legal dos recursos geológicos, a qual incluiu o regime de revelação e aproveitamento das águas minerais naturais e das águas de nascente.

Não obstante reservas e divergências, a APIAM, saúda, positivamente, a nova lei de bases dos recursos geológicos que acolheu propostas da associação destinadas a salvaguardar o estatuto legal próprio das águas minerais e a defender e promover o princípio da competitividade dos concessionários (de águas minerais naturais) e dos titulares de licenças (de águas de nascente).

Adiamento da nova licença à Sociedade Ponto Verde

É com preocupação que a APIAM regista, mais uma vez, o adiamento do processo de atribuição de licenças para a gestão do sistema de embalagens e resíduos de embalagens (SIGRE).

Na APIAM, não podemos ignorar que este dossier de licenciamento se arrasta desde 2010 e que a incerteza criada poderá vir a ter acrescidos e pesados custos para a indústria e para a competitividade das empresas.

Esperamos bom senso.

Eleições

Os próximos anos não irão abrandar os desafios que as empresas têm vindo a enfrentar na economia em geral e no sector em particular.

Daí que seja muito importante, nesta fase pré eleitoral, alertar e envolver os decisores políticos para as prioridades estratégicas da indústria.

Neste contexto, a APIAM acompanha integralmente os objectivos da FIPA e as grandes prioridades definidas, designadamente, no que respeita:

- À promoção de maior equilíbrio das relações entre fornecedores e distribuidores;

- À adequação da política fiscal às exigências de competitividade;

- À facilitação de caminhos para a exportação e internacionalização das empresas.

Nuno Pinto de Magalhães
Presidente da APIAM


Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt