APIAM
15
Newsletter
Setembro 2015
 

ÁGUAS NATURAIS (ENGARRAFADAS) VS ÁGUAS DA TORNEIRA

PRINCIPAIS DIFERENÇAS

 

Em Portugal, 99 % das águas engarrafadas e comercializadas são águas minerais naturais e águas de nascente, caracterizadas por serem 100% naturais, identificadas pela sua origem, preservadas pela natureza e ambientalmente protegidas de qualquer avanço da poluição e isentas de qualquer contaminação. Nas águas minerais naturais e de nascente é totalmente interdito todo e qualquer tipo de tratamento químico ou manipulação em laboratório.

Quando falamos de água mineral natural ou de nascente (engarrafadas), falamos de produtos da natureza preservados e levados nas melhores condições de pureza, segurança e higiene desde a sua origem até ao consumidor. Trata-se de produtos alimentares, muito controlados e vigiados pelas autoridades oficiais competentes  (Direcção Geral de Geologia e Energia, Direcção Geral  de Saúde, Direcção Geral de Alimentação e veterinária e ASAE, entre outras). 

Ao contrário, as águas de distribuição pública (de torneira) são geralmente captadas nos rios ou nas albufeiras das barragens e necessitam de passar por processos de tratamento químico que lhes permitam atingir as características de potabilidade.

Do ponto de vista do consumidor, uma das mais importantes diferenças entre estes tipos de águas é que as águas de distribuição pública, em virtude de serem química e bacteriologicamente tratadas / desinfectadas  podem evidenciar a presença de sabor e de odor pela adição de cloro e de cor devido ao transporte por rede (material das tubagens, rupturas, etc),  ao contrário do que ocorre com as águas minerais naturais e com as águas de nascente caracterizadas pela preservação das suas características naturais, pela sua origem identificada e protegida e por serem engarrafadas na proximidade das nascentes.

No quadro abaixo podemos  identificar as principais diferenças  entre as categorias de águas minerais naturais e de nascente (engarrafadas) e as águas de torneira.








Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt