APIAM
15
Newsletter
Setembro 2015
 

ÁGUA & HIDRATAÇÃO

PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS

 

Com a publicação do Regulamento nº 432/2012, de 25 de Maio, foi estabelecida uma lista de alegações de saúde permitidas relativas a alimentos que não referem a redução de risco de doença ou desenvolvimento e a saúde das crianças.

Para as águas foram aprovadas duas alegações de saúde:

- A água contribui para a manutenção de funções físicas e cognitivas normais

- A água contribui para a manutenção da regulação normal da temperatura corporal

Estas alegações foram aprovadas por todos os Estados Membro depois da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) ter reconhecido em parecer científico uma relação causa / efeito entre a ingestão de água e a normalidade das funções físicas, cognitivas e a regulação normal da temperatura corporal.

As conclusões das autoridades científicas europeias são obtidas no pressuposto do consumo de pelo menos dois litros de água por dia. Uma ingestão de água que compense as perdas de água e assegure uma hidratação adequada do corpo humano, é essencial para a saúde e para a vida.

A Associação Europeia das águas engarrafadas (European Federation of Bottled Water)  com suporte de especialistas elaborou um documento que disponibilizamos que aborda e explica  os princípios científicos da Água  & Hidratação :

- Níveis adequados de ingestão de Água (Prof. Louis Armstrong);

- A ingestão de água é essencial para a manutenção de funções físicas normais & regulação da temperatura (Dr. S. Kavouras);

- A água é essencial para a manutenção de funções cognitivas normais (Dr. H. Lierberman).


Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt