APIAM
19
Newsletter
Julho 2017
 

EDITORIAL

BEM VINDOS

 

No final do 1º semestre de 2017 assinalamos que o mercado nacional das águas minerais naturais e de nascente teve uma evolução positiva de cerca de 12%, o que confirma que as preocupações de saúde e bem-estar estão cada vez mais presentes nas opções dos consumidores portugueses.

Para a APIAM a ingestão de água mineral natural e de nascente deve ser valorizada. É uma prática com benefícios de saúde comprovadamente verificados. Por isso, a APIAM não compreende que no âmbito de uma iniciativa da Direcção Geral de Saúde - associada às comemorações do Dia Nacional e Europeu de Luta Contra a Obesidade - tenha sido lançada uma campanha para promover a ingestão de água pública, subalternizando a opção da água engarrafada e ignorando que as águas engarrafadas (99% são águas minerais naturais e de nascente portuguesas), representam uma excelente opção de hidratação saudável através da ingestão de águas que são 100% naturais (sem tratamentos químicos), de origem protegida, identificada e que apresentam pureza original.

Noutro plano, associado às questões de sustentabilidade e às preocupação ambientais que estão no centro da estratégia desta indústria e porque para o sector é essencial assegurar os meios para que os resíduos das embalagens sejam separados, recolhidos e encaminhados, para a APIAM é importante registar as evoluções recentes havidas na Sociedade Ponto Verde, em particular a eleição de novo Presidente, o Professor António Nogueira Leite, que marca o início de um novo ciclo da SPV, em competição com a Novo Verde.

Uma nota final para sublinhar, a propósito da tragédia dos incêndios que ocorreram no centro do país, o papel de responsabilidade social das empresas e marcas do sector das águas minerais e de nascente engarrafadas que de forma pronta e massiva responderam ao apelo de solidariedade de apoiar as populações, os bombeiros e todos os operacionais da protecção civil que estiveram no terreno.
 
Nuno Pinto de Magalhães
Presidente da APIAM


Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt