APIAM
20
Newsletter
Dezembro 2017
 

LIVRO BRANCO ÁGUAS MINERAIS NATURAIS E ÁGUAS DE NASCENTE

edição 2017

 

No passado mês de Outubro, foi editada a 6ª edição do Livro Branco Águas Minerais Naturais e Águas de Nascente de Portugal, com a chancela da APIAM.

Trata- se de uma publicação digital que já está disponível no site da APIAM.

Este ano, a APIAM decidiu fazer uma edição limitada impressa que estamos a partilhar com membros do governo, autoridades oficiais de tutela e stakeholders do sector.

Com esta publicação a APIAM pretende, de forma actualizada, comunicar, informar, esclarecer e, também, participar no debate da sociedade sobre a sustentabilidade dos recursos naturais, a sua defesa e preservação.

Na “Declaração Universal dos Direitos da Água” proclama-se um conjunto de princípios e práticas que defendem a água como recurso natural. “A água é a seiva do plane- ta” ou a “A água não é somente uma herança dos nossos predecessores, ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores”, são expressões presentes na Declaração e que relevam a importância da água enquanto condição essencial da vida de todo o ser presente e futuro.

São estes também os princípios basilares da missão e actuação da APIAM, que defende e promove a sustentabilidade, preservação e diferenciação das Águas Minerais Naturais e de Nascente.

Nunca é demais sublinhar que a excepcional qualidade das Águas Minerais Naturais e de Nascente Portuguesas tem de ser defendida, preservada e divulgada junto da sociedade e das pessoas. E ser motivo de orgulho para todos os agentes envolvidos na cadeia de valor e de todos os portugueses.

Portugal é dos países mais ricos do mundo em água mineral natural e água de nascente, pela sua quantidade, variedade e qualidade.

Provenientes de aquíferos protegidos e localizados nas profundidades do subsolo, as águas minerais naturais e as águas de nascente são produtos genuínos, de qualidade excepcional e de singular ligação à natureza.

Por todo o livro perpassa a ideia de que as águas comercializadas pelo sector que a APIAM representa se distinguem das águas do abastecimento público por serem um produto 100 por cento natural, isento de qualquer tratamento químico e protegido desde a captação até ao consumidor.

Além de explicações sobre a origem destas águas e sobre a forma como, passando pelas rochas subterrâneas, adquirem sais minerais e oligoelementos, este livro contém uma história do conhecimento científico e da exploração destas águas, um levantamento dos principais pontos de captação das mesmas e das marcas com que são comercializadas. Ficamos também a saber as características que as distinguem umas das outras.

Este é, aliás, um dos assuntos mais interessantes sobre os quais o livro dá completos esclarecimentos: os componentes destas águas, reflectidos em diferentes classificações, e os benefícios próprios de cada um. Torna-se claro que a presença de sais minerais e oligoelementos nestas águas torna cada uma delas absolutamente única.

No Livro Branco podemos, igualmente, encontrar informação sobre a exigente regulamentação nacional e europeia que defende estas águas de qualquer espécie de contaminação e assegura que a água chega ao consumidor exactamente como é captada e sobre os dados que os rótulos das embalagens de águas minerais naturais e águas de nascente têm obrigatoriamente de conter. É, ainda, disponibilizada informação sobre as embalagens destas águas: história, exigências, diferenças possíveis e possibilidade de reciclagem.

A atenção dos leitores será seguramente também despertada pelas informações deste livro sobre a relação especial que estas águas mantêm com a gastronomia, pois, tal como acontece com o vinho, certas águas com certas características adequam-se melhor a certos pratos do que outras. O leitor encontrará aqui informações valiosas para melhor degustar as suas refeições tirando partido dos subtis sabores que distinguem cada uma das águas. Em alguns restaurantes de superior qualidade, o leitor poderá encontrar e explorar uma carta de águas que o ajudará a combinar melhor alimentos e este produto da natureza, rigorosamente protegido pelo sector.

A questão da sustentabilidade é central no livro, pois indica-se com pormenor todas as acções de defesa dos aquíferos e das zonas envolventes, empreendidas pelo sector, todo o controlo e acompanhamento que é feito das explorações, com vista a assegurar uma comercialização responsável deste recurso tão importante.

O livro termina informando sobre a APIAM, sobre a missão, a organização e as áreas de actividade, sobre as ligações a outras organizações nacionais e internacionais, bem como sobre outros aspectos que caracterizam a actuação desta associação representante do sector da água engarrafada em Portugal.


Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt