APIAM
07
Newsletter
Janeiro 2013
 

ÁGUAS ENGARRAFADAS

DIFERENTES CATEGORIAS

 

Uma das questões mais frequentemente colocada à APIAM está relacionada com os diferentes tipos de água engarrafada. Esclarecemos.

Do ponto de vista técnico ou legal existem três categorias de águas engarrafadas: as águas minerais naturais; as águas de nascente; e as demais águas destinadas ao consumo humano.

Tanto as águas minerais naturais como as águas de nascente são produtos 100% naturais, identificados pela origem, preservados pela natureza e ambientalmente protegidos de qualquer avanço da poluição.

 Em ambas as categorias é totalmente interdito todo e qualquer tipo de tratamento químico. Estes  tipos de águas naturais têm, de facto, mais semelhanças do que diferenças, já que as diferenças estão sobretudo relacionadas com o processo de qualificação e com alguns aspectos técnico – legais.

Neste âmbito, deve assinalar-se que as águas de nascente têm em geral tempos de circulação no subsolo relativamente mais curtos do que as águas minerais naturais pelo que, muito embora bacteriologicamente sãs à saída das captações, podem exibir uma certa variabilidade química sazonal.

Em Portugal, 99 % das águas engarrafadas e comercializadas são águas minerais naturais e águas de nascente, caracterizadas por serem 100% naturais e identificadas pela origem e isentas de qualquer contaminação e ou tratamento químico. As restantes águas engarrafadas, diferentes das águas naturais, apesar de obedecerem a requisitos de potabilidade, de higiene e rastreabilidade, não são classificadas em razão da origem, nem da pureza original.

Todas as águas engarrafadas são produtos alimentares. Obedecem a exigências legais nacionais e comunitárias no plano da higiene, da rotulagem, da rastreabilidade, dos materiais de embalagem em contacto alimentos e do HACCP. Estas exigências não são aplicáveis às águas de torneira que do ponto de vista técnico e legal não são produtos alimentares.

No quadro abaixo pode identificar as principais diferenças / semelhanças entre as categorias de águas engarrafadas. 









Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt