APIAM

07

NEWSLETTER

Janeiro 2013

 
EDITORIAL
BOM ANO 2013
 

Todos sabemos que 2013 será um ano difícil. Apesar  desta perspectiva a APIAM olhará para 2013 também como uma oportunidade e continuará a seguir o caminho de valorizar as águas minerais naturais e as águas de nascente como produtos de valor acrescentado na economia nacional, evidenciando aspectos centrais e estratégicos do sector, tais como: portugalidade, qualidade, sustentabilidade, diferenciação, saúde.

Neste contexto, em 2013 a APIAM terá de continuar a defender adequadas condições para a competitividade do sector seja no plano das exportações, da fiscalidade, da sã concorrência ou da sustentabilidade. A título de exemplo evidenciamos algumas prioridades para o próximo ano:

1- Fiscalidade. Continuaremos a apoiar a causa da restauração (representa cerca de 30% das vendas do sector) e a defender uma carga fiscal para as empresas ajustada ao imperativo do crescimento económico e do desenvolvimento competitivo da indústria. Pugnaremos pela urgente redução das taxas de IVA para a restauração e para as águas minerais e de nascente (aumentaram em 2012, respectivamente, 10 e 7 pontos percentuais, em divergência com muitos países da União Europeia).

2- Concorrência mais sã. Tendo presente a gravidade de algumas das questões que têm sido suscitadas no âmbito das relações entre industria e a grande distribuição, designadamente, os impactos económicos e sociais negativos associados à industria, a APIAM continuará a defender como necessário e urgente rever o enquadramento normativo e as bases deste relacionamento, prevenindo situações discriminatórias e de concorrência desleal.

3- Crescimento das exportações. Considerando as oportunidades mas igualmente as ameaças que pendem sobre a competitividade internacional do sector, em especial, em termos de custos associados à aquisição de matérias prima (os custos do PET em Portugal são significativamente mais gravosos do que os verificados nos EUA ou na Ásia) e de custos de operacionalidade logística (as greves nos portos) a APIAM estará particularmente atenta e pugnará por medidas que possam contribuir para o aumento das exportações. 

4- Reciclagem e sustentabilidade ambiental. Continuando a defender como essencial que o sector deve continuar fortemente empenhado em assumir total responsabilidade pelo destino dos resíduos das embalagens que gera e que aceita participar e contribuir para um sistema de recolha e reciclagem de resíduos de embalagem, a APIAM defenderá inequivocamente, em condições de igualdade, a atribuição de licença no âmbito do SIGRE à Sociedade Ponto Verde.

É com sentido de esperança, que desejamos a todos votos de um BOM ANO NOVO.

Nuno Pinto de Magalhães
Presidente da APIAM

 
PET
MEDIDAS ANTI DUMPING
 

Está em curso na UE o processo de revisão do  fim da  vigência das medidas antidumping referentes a importação de PET da India, Indonésia, Malásia, Taiwan e Tailândia.

Para o sector das águas minerais naturais e águas de nascente, em 2011, o PET representava entre 15% e 25% dos custos de produção, uma componente essencial da nossa actividade fortemente afectada pela politica proteccionista de limitar as importações de PET para a UE, de que resultou uma estrutura de mercado com preços elevados associados a bens de consumo básico que aumentaram mais de 40 %, entre 2009 e 2011.
 

SAIBA +
 
ÁGUAS ENGARRAFADAS
DIFERENTES CATEGORIAS
 



Uma das questões mais frequentemente colocada à APIAM está relacionada com os diferentes tipos de água engarrafada. Esclarecemos.

Do ponto de vista técnico ou legal existem três categorias de águas engarrafadas: as águas minerais naturais; as águas de nascente; e as demais águas destinadas ao consumo humano.

Tanto as águas minerais naturais como as águas de nascente são produtos 100% naturais, águas identificadas pela origem, preservadas pela natureza e ambientalmente protegidas de qualquer avanço da poluição.

SAIBA +

 
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E
EMBALAGENS
 

Em sociedades modernas as embalagens, para além da comodidade e conveniência que proporcionam, reforçam e asseguram a segurança alimentar dos produtos que acondicionam incluindo a higiene e a rastreabilidade, sendo igualmente suporte de informação ao consumidor. São por isso essenciais.

Sendo as águas minerais naturais e águas de nascente engarrafadas produtos alimentares 100% naturais, as embalagens são fundamentais para garantir que a água chega 100% natural e 100% segura ao consumidor.

A indústria utiliza embalagens de plástico (PET) e de vidro, adequadas ao contacto com os géneros alimentícios. Tanto o PET como o vidro são totalmente recicláveis. O fundamental é assegurar que as embalagens depois de utilizadas são recolhidas e encaminhadas para reciclagem.

É por isso que a industria deste sector está tão fortemente associada e identificada com a Sociedade Ponto Verde, um caso de sucesso no nosso país que contribuiu e continua a contribuir de forma muito eficaz para a sustentabilidade ambiental de muitas actividades económicas, entre as quais a do sector das águas engarrafadas.

SAIBA +



 
ÁGUA MINERAL NATURAL E ÁGUA DE NASCENTE
ESCOLHA SAUDÁVEL
 

O consumo de água continua a ser, do ponto de vista dos especialistas, uma das melhores formas de hidratação e as Águas Minerais Naturais e as Águas de Nascente, sem qualquer tipo de tratamento químico, são por excelência uma das forma mais saudáveis de assegurar essa hidratação indispensável ao organismo.

Quando falamos de água mineral natural ou de nascente engarrafada, falamos de produtos da natureza preservados e levados nas melhores condições de pureza, segurança e higiene desde a sua origem até ao consumidor. Tratam-se de produtos alimentares, muito controlados, cuja rastreabilidade é garantida.

SAIBA +

 
MERCADO
EVOLUÇÃO 2012

Saiba mais sobre a evolução do mercado das águas minerais naturais e águas de nascente engarrafadas, as vendas de exportação por segmento e categoria em 2012.

SAIBA +

 
COLECÇÃO DE CADERNOS APIAM
valorização da água mineral natural e da água de nascente



A APIAM lançou o último número da Colecção de Cadernos Técnicos dedicados à valorização da água mineral natural e da água de nascente, produtos de excelência na economia nacional, desenvolvida por qualificados geólogos que integraram um grupo de trabalho no âmbito da associação.

A indústria das águas minerais naturais e as águas de nascente, é uma industria responsável que tem o privilégio de comercializar um produto valioso, cuja pureza e qualidade necessitam de ser preservadas por uma politica de protecção dos recursos e de limitação do impacto da actividade no meio ambiente.

Da autoria do Dr. José Cruz, Director de Serviços de Recursos Hidrogeológicos, Geotérmicos e Petróleo da Direcção Geral de Energia e Geologia, o quinto e último Caderno da colecção, intitulado “Critérios Hidrogeológicos Principais para a Definição e Fixação dos Perímetros de Protecção", aborda a determinação, delimitação e fixação de perímetros de protecção a aquíferos e respectivas captações.



SAIBA +

 
SOCIEDADE PONTO VERDE
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

Com o objectivo de promover o esclarecimento no que respeita ao funcionamento do SIGRE, de partilhar informações sobre alterações que serão introduzidas na declaração anual e novos valores ponto verde para 2013, a Sociedade Ponto Verde realizou, no passado mês de Dezembro, Jornadas Técnicas em Lisboa e no Porto. Tiveram muita afluência tendo proporcionada uma visita às instalações da Lipor, no Porto, e da Valor Sul, em Lisboa.

Nestas sessões, além de destacado o desempenho / indicadores da SPV ao longo dos anos, foi apresentado o novo modelo de declaração anual e a criação de uma nova tipologia de embalagens de Produtos de Grande Consumo – os multipacks.

SAIBA +
 
BREVES
 
Clique aqui se recebeu esta newsletter por erro, ou se gostaria de ser removido
APIAM - Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt