APIAM
07
Newsletter
Janeiro 2013
 

COLECÇÃO DE CADERNOS APIAM

valorização da água mineral natural e da água de nascente

 

A APIAM acaba de lançar o último número da Colecção de Cadernos Técnicos dedicados à valorização da água mineral natural e da água de nascente, produtos de excelência na economia nacional, desenvolvida por qualificados geólogos que integraram um grupo de trabalho no âmbito da associação.

Da autoria do Dr. José Cruz, Director de Serviços de Recursos Hidrogeológicos, Geotérmicos e Petróleo da Direcção Geral de Energia e Geologia, este documento intitulado “Critérios Hidrogeológicos Principais para a Definição e Fixação dos Perímetros de Protecção", aborda a determinação, delimitação e fixação de perímetros de protecção a aquíferos e respectivas captações.

Naturalmente preservadas pela natureza, as águas minerais e de nascente devem ser protegidas dos riscos de poluição dos aquíferos para que continuem a chegar ao consumidor, na sua pureza original.

A indústria das águas minerais naturais e as águas de nascente, é uma industria responsável que tem o privilégio de comercializar um produto valioso, cuja pureza e qualidade necessitam de ser preservadas por uma politica de protecção dos recursos e de limitação do impacto da actividade no meio ambiente.

Com os perímetros de protecção, a indústria de águas minerais naturais e de águas de nascente responsabiliza-se, também, pela protecção dos espaços naturais que rodeiam os aquíferos, assegurando a respectiva conservação e evitando qualquer possível contaminação acidental.

Lembramos que no âmbito das águas minerais naturais e de nascente, as modernas preocupações com o ambiente e com a protecção e valorização dos recursos foram oportunamente consagradas na legislação portuguesa, que consignaram o estabelecimento de perímetros de protecção aos aquíferos e às suas captações.

SOBRE O CADERNO TÉCNICO APIAM Nº 5 – CRITÉRIOS HIDROGEOLÓGICOS PRINCIPAIS PARA A DEFINIÇÃO E FIXAÇÃO DOS PERÍMETROS DE PROTECÇÃO

O Caderno Técnico nº 5, a autoria do Dr. José Cruz, contribui de forma relevante e pedagógica para a divulgação e análise dos aspectos multidisciplinares de que a problemática dos perímetros de protecção se reveste. 

O caderno pretende, acima de tudo, servir de divulgação, apresentação e compilação de forma simples, sucinta e generalista dos conceitos básicos, fundamentalmente de cariz hidrogeológico, que presidem à fixação de perímetros de protecção.

Neste âmbito, são abordadas:
- Conceito de poluente 
- Proveniência da poluição 
- Sistemas aquíferos
- Critérios de delimitação de perímetros e zonas de protecção 
- Fins a atingir com a fixação de um perímetro de protecção 
- Métodos usados para o dimensionamento das zonas dos perímetros de protecção
- Regulamentação portuguesa sobre perímetros de protecção para as águas minerais naturais e de nascente
- Regulamentação internacional dos perímetros de protecção

SOBRE O AUTOR
JOSÉ CRUZ, o autor do caderno técnico nº 5, desempenha as funções de Director de Serviços de Recursos Hidrogeológicos, Geotérmicos e Petróleo da Direcção Geral de Energia e Geologia.

AGRADECIMENTOS
A APIAM agradece ao Dr. José Cruz e à Direcção Geral de Geologia e Energia a elaboração deste caderno.


OS CADERNOS TÉCNICOS JÁ EDITADOS

CADERNO 1 – IMPLANTAÇÃO DE UMA CAPTAÇÃO
Da autoria do Dr. António Vieira da Silva, o Caderno Técnico nº 1, que versa a Implantação de uma Captação, dá a conhecer as ferramentas, os métodos, as técnicas, os modelos e os estudos associados à prospecção e à implantação das captações.

No referido trabalho, o autor, hidrogeólogo e director técnico de concessões e explorações de água mineral natural e água de nascente apresenta, de forma completa e organizada, as linhas metodológicas e melhores práticas que devem guiar os estudos de prospecção hidrogeológica.

CADERNO 2 – EXECUÇÃO DE UMA CAPTAÇÃO
Da autoria do Dr. Henrique Graça, director técnico de concessões e explorações de água mineral natural e de água de nascente, o Caderno Técnico nº 2 pretende, fundamentalmente, de forma pedagógica, representar mais uma ferramenta a utilizar por responsáveis técnicos ligados à exploração de águas minerais ou de nascente, chamando a atenção para as particularidades e especificidades da execução das mesmas e apresentando recomendações relacionadas com aspectos processuais sobre autorizações, elaboração de caderno de encargos e acompanhamento de trabalhos.


CADERNO 3 - EXPLORAÇÃO DE UMA CAPTAÇÃO
O caderno técnico nº 3, da autoria do Professor Albino Medeiros, são apresentadas as linhas gerais para a exploração sustentável de uma captação de água mineral natural ou de nascente. São abordados os seguintes aspectos:
- Escolha do equipamento de bombagem que melhor se adequa às características hidrodinâmicas e regime de exploração da captação;
-Montagem do grupo electrobomba submersível e demais equipamento de controlo tendo em conta as características geométricas da captação;
-Organização do espaço envolvente à captação de forma a permitir com facilidade o seu acesso para operações de vistoria e manutenção;
- Elaboração de Plano de Exploração adequado às características hidrodinâmicas do binómio captação/aquífero hidromineral;
- Inspecção e revisão da captação e dos órgãos de extracção segundo uma periodicidade previamente definida;
- Ensaios de caudal de aferição segundo uma periodicidade previamente definida;
- Monitorização de níveis e caudais de forma sistemática;
- Controlo periódico dos consumos de energia eléctrica do equipamento de extracção;
- Controlo sistemático da qualidade química e bacteriológica do recurso extraído;
- Extracção de caudais instantâneos compatíveis com o previsto no Plano de Exploração;
- Adução.
 
CADERNO 4 – MONITORIZAÇÃO HIDRODINÂMICA, MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA DO RECURSO DE UMA CAPTAÇÃO
O Caderno Técnico nº 4, da autoria do Dr. Manuel Antunes da Silva constitui-se como um repositório de pontos de aplicação prática à volta do tema da monitorização. 

Os recursos que servem de base à produção de Água Mineral Natural ou de Água de Nascente, têm, obrigatoriamente, que apresentar um perfil qualitativo irrepreensível de acordo com a legislação em vigor, no que respeita às suas características Microbiológicas e Físico-Químicas.

A Qualidade exigida na origem poderá ser progressivamente adulterada ao longo da exploração, caso não sejam respeitadas as condições hidrodinâmicas de extracção definidas, captação a captação, garantindo a renovação do recurso e do equilíbrio do sistema aquífero.

Deste modo, a monitorização assegura que, em cada momento, a disponibilidade de recurso em quantidade e qualidade, está de acordo com o expectável e é produto de um trabalho contínuo de conhecimento/avaliação hidrogeológica do sistema, associado a uma correcta gestão da exploração.


Os Cadernos Técnicos estão disponíveis no site da associação em formato e-book. Para  visualizar / importar clique
AQUI.
 

Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt