APIAM
07
Newsletter
Janeiro 2013
 

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E

EMBALAGENS

 

Em sociedades modernas as embalagens, para além da comodidade e conveniência que proporcionam, reforçam e asseguram a segurança alimentar dos produtos que acondicionam incluindo a higiene e a rastreabilidade, sendo igualmente suporte de informação ao consumidor. São por isso essenciais.

Sendo as águas minerais naturais e águas de nascente engarrafadas produtos alimentares 100% naturais, as embalagens são fundamentais para garantir que a água chega 100% natural e 100% segura ao consumidor.

A indústria utiliza embalagens de plástico (PET) e de vidro, adequadas ao contacto com os géneros alimentícios. Tanto o PET como o vidro são totalmente recicláveis. O fundamental é assegurar que as embalagens depois de utilizadas são recolhidas e encaminhadas para reciclagem.

É por isso que a industria deste sector está tão fortemente associada e identificada com a Sociedade Ponto Verde, um caso de sucesso no nosso país que contribuiu e continua a contribuir de forma muito eficaz para a sustentabilidade ambiental de muitas actividades económicas, entre as quais a do sector das águas engarrafadas.

Em parceria com a Sociedade Ponto Verde, a indústria deste sector assume plena responsabilidade pelo destino dos resíduos das embalagens e aceita participar e contribuir activa e economicamente para um sistema de recolha e reciclagem de resíduos de embalagem, de que nos orgulhamos.

Analisando os últimos dados divulgados a Sociedade Ponto Verde (SPV) assinalamos que foram ultrapassadas as metas comunitárias de reciclar 55 % do total de resíduos gerados. Hoje, o sistema ponto verde em Portugal abrange, actualmente, 99,7 % da população portuguesa, 99,3 % do território nacional e 97,4 % dos Concelhos.

São indicadores impressionantes a evidenciar um caminho de grande sucesso percorrido nos últimos 16 anos. Esperamos que o governo que nos próximos meses vai decidir sobre a atribuição de licença no âmbito do SIGRE valorize a história de sucesso da Sociedade Ponto Verde, a sua experiência e credibilidade.

Alguns dados da SPV:

1. As quantidades retomadas têm vindo a crescer a um ritmo tal que nos permitiu chegar ao final de 2011 com uma taxa de retoma de 64% bem acima dos 55% prevista na licença;

2. Ao longo dos anos, a reciclagem da maioria dos materiais ultrapassou a respectiva meta.

3. Realidade "Ponto Verde":




Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt