APIAM
07
Newsletter
Janeiro 2013
 

SOCIEDADE PONTO VERDE

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

 
Com o objectivo de promover o esclarecimento no que respeita ao funcionamento do SIGRE, de partilhar informações sobre alterações que serão introduzidas na declaração anual e novos valores ponto verde para 2013, a Sociedade Ponto Verde realizou, no passado mês de Dezembro, Jornadas Técnicas em Lisboa e no Porto. Tiveram muita afluência tendo proporcionada uma visita às instalações da Lipor, no Porto, e da Valor Sul, em Lisboa.

Nestas sessões, além de destacado o desempenho / indicadores da SPV ao longo dos anos, foi apresentado o novo modelo de declaração anual e a criação de uma nova tipologia de embalagens de Produtos de Grande Consumo – os multipacks.

- Os multipacks são embalagens (geralmente de papel e/ou plástico) que agrupam várias unidades de venda individuais (cada uma com código de barras próprio), e que foram concebidas especificamente para possibilitar a venda ao consumidor final;

- Para ser considerado multipack Tem que satisfazer a condição base da embalagem de grupagem ter sido concebida especificamente para ser vendida ao consumidor final;

- Toda e qualquer embalagem de grupagem de ofertas promocionais deverá ser sempre classificada e incluída na declaração como multipack;

- Exemplos de embalagens multipacks:
. cartão a agrupar 6 garrafas de cerveja
. cartão a agrupar 4 embalagens de iogurtes
. plástico a agrupar 6 latas de refrigerantes
. plástico a agrupar 6 pacotes de leite
. plástico a agrupar 4 garrafas de água

Foi, também,  divulgada a tabela de Valores Ponto Verde (VPV), aprovada pela Agência Portuguesa do Ambiente, que estará em vigor no próximo ano.

Sublinhamos neste âmbito que Sociedade Ponto Verde (SPV) pretendeu:

- Não aumentar a contribuição financeira paga por nenhum dos materiais, tendo em consideração a difícil conjuntura económica.
De facto, na nova tabela a vigorar em 2013, nenhum material apresenta subida de VPV. Pelo contrário, os valores aplicados às embalagens secundárias de Produtos de Grande Consumo (excluindo multipacks) beneficiam de uma descida significativa.

- Garantir uma maior equidade na contribuição financeira que cada aderente paga para assegurar a sustentabilidade financeira do SIGRE.




Águas Minerais e de Nascente de Portugal
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt