MERCADO DAS ÁGUAS ENGARRAFADAS
Em Portugal o consumo de água engarrafada é quase totalmente constituído por Água Mineral Natural ou Água de Nascente engarrafada. É um consumo de águas 100 por cento naturais e portuguesas na sua origem.
O Mercado tem conhecido um crescimento sustentado ao longo dos anos tendo conquistado lugar de destaque no sector das bebidas. No entanto, em 2011 e 2012 o consumo caiu, cerca de 3% em 2011 e 6% em 2012.
Em Portugal o consumo de água mineral natural e de água de nascente por habitante em 2012 foi de cerca de 113 litros (2011 = 121 litros) situando-se dentro dos valores de consumo médio na União Europeia, mas abaixo do consumo em países como a Itália (180), Alemanha (171) e Bélgica (124), Hungria (118) e Espanha (117).
O MERCADO DAS BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS (ÁGUAS, BEBIDAS REFRECANTES E SUMOS)
Os dados disponibilizados pela Canadean, Ldª na categoria das bebidas não alcoólicas, incluem as águas engarrafadas, as bebidas refrescantes e os sumos de frutos e néctares.
Nesta categoria das bebidas não alcoólicas, comparando o consumo por habitante nos diferentes países da União Europeia, verificamos que entre os países considerados, 11 países ultrapassam a barreira dos 200 litros/ano, por habitante. Destacam-se as performances da Alemanha, Bélgica, Itália e da Áustria com um consumo por habitante superior a 250 litros/ano, ainda assim muito abaixo do verificado nos EUA para este tipo de bebidas que é de cerca de 350 litros. Enquanto que em Portugal o consumo por habitante / ano de bebidas não alcoólicas não ultrapassa os 192 litros.
Passando a uma análise mais detalhada no mercado das bebidas não alcoólicas, comparando os “shares” de mercado entre as águas engarrafadas, as bebidas refrescantes e os sumos de frutos e néctares, podemos observar que não há significativas diferenças nessa repartição entre Portugal e a União Europeia, apesar do mercado das águas engarrafadas ter um maior peso relativo no mercado português.
Olhando para a evolução ocorrida, nos últimos cinco anos, verificamos que a Europa cresceu nesse período cerca de 0,7%, com as bebidas refrescantes a liderar esse crescimento (+ 2,3%). Já em Portugal verificou-se um decréscimo de 5,3%, sendo as águas engarrafadas as únicas a apresentar crescimento no período de 1,4%.
|