APIAM

10

NEWSLETTER

Dezembro 2013

 
EDITORIAL
BEM VINDOS
 

A APIAM termina o ano de 2013 a republicar uma versão actualizada do Livro Branco sobre águas minerais naturais e águas de nascente.

O Livro Branco da APIAM, além de organizar de forma sistematizada informação sobre o sector, a riqueza que gera para as populações, para o país e para o consumidor, representa um contributo para o debate sobre as questões de sustentabilidade de um recurso natural de grande valor, centrando as preocupações na qualidade da água, na sua renovação e preservação, apostando na defesa dos aquíferos e na protecção do ambiente envolvente.

Neste quadro de preocupações, não podemos deixar de destacar as seguintes iniciativas mais recentes:
- A divulgação do novo Guia APIAM sobre rotulagem / informação ao consumidor de águas minerais naturais e águas de nascente;
- A participação da APIAM no Café Ciência, em parceria com a Assembleia da República, para debate sobre a sustentabilidade da água;
- Os trabalhos científicos apoiados pela Associação Europeia do Sector, em prol da hidratação como pilar básico da nutrição, a sublinhar a sua importância num estilo de vida saudável;
- A parceria estabelecida entre uma empresa associada e a Quercus, para a preservação e valorização de recursos naturais.

Sublinhamos, também, neste final de ano, o diploma aprovado em Conselho de Ministros, no passado dia 30 de Outubro (ainda não publicado), sobre práticas individuais restritivas do comércio que, em nossa opinião, poderá contribuir para um maior equilíbrio e clarificação nas relações entre a Indústria e a Grande Distribuição e abrir espaço para a auto-regulação.

Nuno Pinto de Magalhães
Presidente da APIAM

FAZEMOS VOTOS DE UM SANTO NATAL E DE BOM ANO 2014

 
PRÁTICAS INDIVIDUAIS RESTRITIVAS DO COMÉRCIO
NOVO DIPLOMA
 

O Governo aprovou, no passado dia 30 de Outubro, o diploma sobre as práticas individuais restritivas do comércio, a publicar em breve e que irá rever o Decreto-lei nº 370/93, com mais de 20 anos, desajustado à realidade actual.

O texto do novo diploma proíbe as vendas com prejuízo (abaixo do valor de custo, acrescido do transporte e promoções), a imposição de cláusulas abusivas, a alteração retroactiva de contratos de forma unilateral, entre outras.

Aumenta, também, o valor das coimas aplicáveis, que passam de 30 mil euros (no máximo), para 250 mil euros (mínimo) e 2,5 milhões de euros (máximo).

Por sua vez, a ASAE vê a sua importância reforçada, uma vez que, além do poder de fiscalização que já detinha, passa a deter o poder de instruir processos de contra-ordenações.

SAIBA +
 
ROTULAGEM / INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR
NOVO GUIA APIAM
 


A Direcção da APIAM aprovou, na reunião de Outubro, o Guia para a Rotulagem / Informação ao Consumidor de Águas Minerais Naturais e Águas de Nascente.

O Guia APIAM incorpora as novas regras de informação ao consumidor estabelecidas por legislação comunitária e nacional.

SAIBA +

 
NOVA EDIÇÃO LIVRO BRANCO APIAM
ÁGUAS MINERAIS NATURAIS E ÁGUAS DE NASCENTE EM PORTUGAL
 

Estará disponível no site da APIAM, a partir de Janeiro de 2014, a versão actualizada do "Livro Branco - Águas Minerais Naturais e Águas de Nascente", que aborda questões de sustentabilidade em debate na sociedade no plano da qualidade da água, da preservação dos recursos, das diferenças e da cultura específica, tradições e valores associados à excepcional  riqueza e diversidade das águas minerais naturais e águas de nascente portuguesas.

De acordo com os últimos dados disponíveis, este sector de actividade representa uma importante contribuição para a economia portuguesa.

Sabia que:

• Em Portugal o sector conta com 32 oficinas de engarrafamento, distribuídas por todo o território nacional, assegurando mais de dez mil postos de trabalho;

• O sector das águas minerais naturais e das águas de nascente engarrafada em Portugal gerou, em 2012, um volume global de negócios de aproximadamente 208 milhões de euros com uma produção total de 1.209 milhões de litros, segundo os últimos dados oficiais (Direção Geral de Energia e Geologia);

• As unidades produtivas estão predominantemente situadas no interior do país, uma vez que as unidades de engarrafamento não podem ser deslocalizadas pelo facto de terem de estar situadas na proximidade das nascentes;

•  Existem 38 marcas de água engarrafadas, das quais 19 são águas minerais naturais e 19 são águas de nascente;

• As exportações neste sector representaram, em 2012, cerca de 6 por cento da produção nacional, o que mostra o reconhecimento internacional da qualidade das águas portuguesas.

SAIBA +



 
MERCADO DAS ÁGUAS NATURAIS ENGARRAFADAS
OUTUBRO 2013

Conheça os dados mais actuais sobre as vendas de águas engarrafadas no mês de Outubro 2013, a sua evolução comparativa em relação ao ano anterior, assim como, a evolução das exportações.

SAIBA +

 
MERCADO EUROPEU
ÁGUAS MINERAIS NATURAIS E DE NASCENTE

Em Portugal o consumo de água engarrafada é quase totalmente constituído por Água Mineral Natural ou Água de Nascente engarrafada. É um consumo de águas 100 por cento naturais e portuguesas na sua origem. 

O Mercado tem conhecido um crescimento sustentado ao longo dos anos tendo conquistado lugar de destaque no sector das bebidas. No entanto, em 2011 e 2012 o consumo caiu, 3% em 2011 e 6% em 2012.

SAIBA +

 
IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO
ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEL

Diferentes estudos científicos evidenciam que na maioria dos países europeus uma parte significativa da população bebe menos água do que o recomendado pela Autoridade Científica Europeia.

A importância de promover uma correcta hidratação para um estilo de vida saudável e a verificação de que a insuficiente hidratação diminui o rendimento físico e cognitivo são conclusões evidenciadas no simpósio “recomendações para uma adequada ingestão de água”, realizado em Granada, Espanha, no passado mês de Setembro.

SAIBA +
 
BREVES
 
Clique aqui se recebeu esta newsletter por erro, ou se gostaria de ser removido
APIAM - Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente
Av. Miguel Bombarda, nº 110, 2º Dto, 1050-167 Lisboa · Tel: +351 217940574 / 75 · Fax: +351 217938233 · Email: geral@apiam.pt