Acesso Associados
A APIAM saúda o dia mundial da água e partilha boas práticas de gestão de recursos
22/03/2013

A indústria de águas minerais naturais e de águas de nascente está fortemente comprometida para a necessidade de preservar a natureza, pelo que definiu como objectivo primordial a conciliação dos interesses do ambiente, dos consumidores e da própria indústria.

A indústria do sector tem uma longa história e experiência na protecção e gestão do recurso água natural. Desde a década de 80 que tem vindo a tomar uma série de medidas, pondo em marcha um conjunto de actividades com o objectivo de assegurar o desenvolvimento sustentável da actividade.

Centrada em fazer chegar às populações um alimento tão puro e natural como são as águas minerais naturais e as águas de nascente, a indústria promove a preservação e o equilíbrio natural dos seus aquíferos, protegendo-os de toda e qualquer possível contaminação.

Gestão Aquífero

O desenvolvimento sustentável das empresas que se dedicam à extracção e comercialização de uma água mineral natural ou água de nascente passa por uma adequada gestão do aquífero subterrâneo, o que implica a utilização racional do recurso, de modo a que, ao longo do tempo, a água em permanência no subsolo mantenha sempre o mesmo volume e composição.

Para levar a cabo esta gestão correcta, que em si mesma implica uma adequada protecção da natureza, as empresas do sector asseguram o equilíbrio natural do aquífero em qualidade e quantidade. Apoiam-se para tanto nos directores técnicos que seleccionam e que o Estado homologa; profissionais da geologia altamente qualificados e preparados, que asseguram o equilíbrio natural do aquífero, em qualidade e quantidade.

Protecção dos Aquíferos

Para valorização e protecção dos aquíferos as águas minerais naturais e de nascente têm um “perímetro de protecção” e comprometem-se com a preservação do ambiente envolvente.

Com os perímetros de protecção, a indústria de águas minerais naturais e de águas de nascente responsabiliza-se, também, pela protecção dos espaços naturais que rodeiam os aquíferos, assegurando a respectiva conservação e evitando qualquer possível contaminação acidental.

Neste âmbito a indústria do sector pôs em execução planos de conservação de árvores, de limpeza dos rios e de cuidados com a flora e com a fauna. Foram também levados a cabo planos de reflorestação que permitem proteger os aquíferos de qualquer contaminação com origem na agricultura ou na exploração animal.