Acesso Associados

Responsabilidade Social

A  Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), em colaboração com a Direção Geral de Saúde (DGS), desenvolveu e promoveu a campanha Água | A Nova Mega Bebida, com a missão de promover o consumo de água, no âmbito de uma alimentação saudável.

Os especialistas recomendam que se beba diariamente entre 1,5 e 3 litros de água, dependendo de circunstâncias como as condições climatéricas, a idade e o sexo.

Campanha DGS

;

mupi_agua_1.webp mupi_agua_2.webp
mupi_agua_3.webp mupi_agua_4.webp

Situações de calamidade

O setor da água engarrafada afigura-se como estratégico face a cenários limite no âmbito de desastres naturais, situações de  emergência ou a ocorrências  episódicas  de abastecimentos municipais indisponíveis  (devido a inundações, períodos de seca ou terramotos).

Em Portugal, todos os anos acontecem incêndios florestais que por insuficiência de alternativa, em quantidade e qualidade, exigem o fornecimento de águas engarrafadas. E todos os anos, muitas das empresas do setor da indústria de águas minerais naturais e de nascente têm respondido à chamada e socorrido solidária e gratuitamente as equipas socorro e as populações, sem chamarem à atenção, nem reclamarem para si qualquer benefício.

Fazem-no por imperativo ético e de cidadania!

As águas minerais naturais e as águas de nascente engarrafadas têm origem em aquíferos profundos e renováveis, recarregados naturalmente pelo ciclo hidráulico.

São águas das chuvas que muitas vezes precipitaram há centenas ou milhares de anos e que tiveram um lento percurso subterrâneo entre as rochas e um longo tempo de permanência no subsolo. Daqui decorre que as águas minerais naturais e de nascente não estão tão expostas a situações de contaminação de natureza mais conjuntural, como as que podem ocorrer em situações de secas ou de acidentes naturais.

Campanha correcta utilização embalagens

A APIAM, assumindo a responsabilidade social de intervenção pública que lhe compete, tem procurado contribuir para o esclarecimento e sensibilização das populações, com o propósito de ser evitado o uso indevido de embalagens vazias de água. 

Para tanto tem estabelecido, entre outras, parcerias com o Alto Comissariado da Saúde, com o INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica / CIAV – Centro de Informação Anti-Venenos,  Hospital D. Estefânia, Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), com a APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição e a ARESP – Associação dos Restaurantes e Similares de Portugal e com a APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil.. 

Neste âmbito, a APIAM, desde o ano 2000, dando resposta à necessidade de divulgar práticas responsáveis e seguras, tem realizado inúmeras campanhas de sensibilização e de alerta, com destaque para a campanha Água Vem, Embalagem Vai, através da qual são transmitidas recomendações cujo objetivo é o uso correto das embalagens de água, entre outras:

  • Consumir apenas água mineral natural e água de nascente cuja garrafa esteja inviolada e que tenha sido aberta na presença do consumidor;
  • Não utilizar embalagens vazias de água para outro tipo de produtos, especialmente, produtos perigosos suscetíveis de provocar acidentes.

A APIAM insiste, também, nas recomendações que se seguem:

De uso

O consumidor de água engarrafada tem essencialmente de ter em conta os aspetos seguintes.

  • Não deve aceitar nenhuma embalagem que não tenha sido aberta na sua presença. O empregado de mesa deve proceder à abertura da embalagem na presença do consumidor, para que o consumidor possa também verificar que a embalagem está intacta e inviolada.
  • Reivindicar o direito de saber qual a água que está a beber. Não deve aceitar água servida em jarros.
  • Exigir que não lhe seja servida água mineral natural e de nascente com gelo, pois a composição química original da água natural é alterada. Para evitar esta prática, as garrafas podem ser disponibilizadas em recipientes térmicos, para que a água seja servida a uma temperatura entre os 11 e os 14 graus, no caso de águas sem gás, e entre os 6 e 8 graus, no caso de águas com gás. De outra forma, não será possível apreciar o autêntico sabor da água.
  • Não reutilizar as embalagens vazias. Nunca devem ser utilizadas as embalagens vazias com nenhuns outros produtos diferentes da água original. É uma prática perigosa que pode dar origem a lamentáveis acidentes.

De conservação

Os principais inimigos das águas minerais naturais e das águas de nascente são as temperaturas elevadas, a humidade, a luz solar e os odores agressivos. Por isso se recomenda muitas vezes nos rótulos que se tenha em conta o seguinte.

  • Conservar o produto em lugar limpo, seco, fresco, perfeitamente arejado e protegido da luz solar.
  • Preservar o produto de odores agressivos. Estes podem penetrar numa embalagem mesmo fechada.
  • Evitar o contacto direto do produto com a radiação solar. A água deve ser armazenada num lugar onde não tenha contacto direto com a luz solar e num lugar com ventilação