Acesso Associados
APIAM fala de economia circular no Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais Naturais
03/10/2023

A APIAM marcou presença no 30º Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais Naturais, que decorreu no Rio de Janeiro, sob o signo “Propriedades minerofuncionais das águas minerais naturais”.

Ao longo de três dias, discutiram-se temas como inteligência artificial, comportamento do consumidor e as novas gerações, tendências de canais de comercialização para o mercado digital, embalagens sustentáveis e circulares, benefícios do consumo de água mineral natural para a saúde e o próprio mercado da água mineral natural. 

Na sua apresentação, Francisco Furtado de Mendonça, diretor-geral da APIAM, sublinhou os desafios da circularidade das embalagens em Portugal” e lembrou, à vasta plateia, que o pilar ambiental da sustentabilidade é hoje parte do modelo de desenvolvimento em Portugal e que apostar na promoção da Economia Circular é a prioridade maior da Águas Minerais e de Nascente de Portugal. 

A destacar que em Portugal todas as embalagens são 100 % recicláveis ou reutilizáveis e adequadas ao contacto com as águas naturais, o diretor geral da APIAM falou nos objetivos futuros e lembrou que a meta passa por “aumentar drasticamente a recolha, a separação e a reciclagem das embalagens de PET”. Situação que “irá permitir que recursos tão valiosos possam ser reutilizados e integrados em novas garrafas”.