Parceiros
Promover, defender e evidenciar os elevados padrões de qualidade das águas minerais naturais e das águas de nascente engarrafadas passa também por trabalhar em estreita colaboração e cooperação com entidades como:
FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares
A APIAM - Águas Minerais e de Nascente de Portugal é membro fundador (1991) da FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares e por inerência membro da CIP - Confederação Empresarial de Portugal e da FoodDrinkEurope.
Natural Mineral Waters Europe (NMWE)
A APIAM - Águas Minerais e de Nascente de Portugal é sócia-fundadora da Natural Mineral Waters Europe, a associação europeia representativa do setor. Por inerência é membro da International Council of Bottled Waters Associations - ICBWA e da Food Drink Europe.
Circular Drinks
A APIAM - Águas Minerais e de Nascente de Portugal é associada fundadora (2021) da Associação Circular Drinks, que tem como principal objetivo a gestão da participação na entidade gestora de um Sistema de Depósito e Reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis (SDR), contribuindo assim para o objetivo da maximização da circularidade dos materiais de embalagem usados.
EMBOPAR / Sociedade Ponto Verde
A APIAM - Águas Minerais e de Nascente de Portugal é membro-fundador (1996) da EMBOPAR - Embalagens de Portugal, SGPS, SA, entidade que detém a Sociedade Ponto Verde.
A Sociedade Ponto Verde S.A. tem como missão promover a recolha seletiva, a retoma e a reciclagem de resíduos de embalagens, a nível nacional.
Pacto Português para os Plásticos
A Águas Minerais e de Nascente de Portugal em 2021 aceitou participar como entidade fundadora do Pacto Português para os Plásticos, na qualidade de Membro Institucional.
O Pacto Português para os Plásticos tem como objetivo promover e estimular o diálogo, as parcerias e colaboração entre os seus membros para o desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam acelerar a transição para uma economia circular para os plásticos em Portugal.
Plataforma Vidro +
A APIAM em 2022 constituiu-se como membro fundador da Plataforma Vidro +, uma iniciativa colaborativa que pretende criar um compromisso entre os diferentes agentes da cadeia de valor do vidro de embalagem, para promover o aumento da taxa de reciclagem do vidro em Portugal.
Auto-Regulação Publicitária
A APIAM integra o Auto-Regulação Publicitária, organismo que em Portugal é responsável pela implementação do sistema de auto-regulação publicitária.
DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia
Órgão, que tutela a APIAM, que tem como missão contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas relativas à energia e aos recursos geológicos, numa ótica do desenvolvimento sustentável e de garantia da segurança do abastecimento.
DGAV - Direção-Geral de Alimentação e Veterinária
Órgão, que tutela a APIAM, que tem como missão a definição, execução e avaliação das políticas de segurança alimentar, de proteção animal e de sanidade animal, proteção vegetal e fitossanidade.
DGAE - Direção-Geral das Atividades Económicas
Órgão que tutela a APIAM e que tem como missão a promoção e o desenvolvimento de um ambiente institucional mais favorável à competitividade e à inovação empresarial.
APA - Agência Portuguesa do Ambiente
Órgão que tutela a APIAM e que tem a responsabilidade de implementar em Portugal as políticas de ambiente.
DGS - Direção-Geral da Saúde
Órgão que tutela a APIAM e que, entre outros pontos, regulamenta, orienta e coordena as atividades de promoção da saúde e prevenção da doença, define as condições técnicas para adequada prestação de cuidados de saúde, planeia e programa a política nacional para a qualidade no sistema de saúde.