Acesso Associados
Nota de Esclarecimento
15/03/2018

A propósito de notícias divulgadas pela comunicação social relativamente a uma pesquisa, realizada pela Orb Media, sobre alegadas partículas microplásticas em algumas marcas internacionais de água engarrafada, a APIAM - Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente, sublinha o seguinte:

1. Nenhuma das marcas identificadas nas notícias é portuguesa, nem representada pela APIAM.

2. Em comentários à pesquisa em questão, Bruce Gordon, o Coordenador de Água e Saneamento da Organização Mundial da Saúde, em entrevista hoje concedida à BBC, declarou que a questão dos microplásticos é ambiental, que não é específica da água engarrafada e que não há evidências do seu potencial impacto na saúde humana, razão pela qual não constitui uma prioridade em termos de saúde.

3. Sobre a pesquisa Sherri Mason, autora do estudo declarou que, “não há evidências de que a ingestão de pequenos pedaços de plástico (microplásticos) possa causar danos“. O que o estudo pretende “é mostrar que os microplásticos estão em todo o lado, que o plástico se tornou um material muito presente na nossa sociedade …”.

4. A este respeito, a Associação Europeia de Águas Engarrafadas (EFBW) assinalou tratar- se de “um projecto de pesquisa não fundamentado e não examinado, em que a metodologia não está validada do ponto de vista científico”.

5. A EFBW divulgou também um recente estudo científico revisto e publicado no jornal pelo Pe. Water Research em Fevereiro de 2018 que concluiu que “nenhuma quantidade de microplásticos estatisticamente relevante pode ser encontrada na água engarrafada”. (Analysis of microplastics in water by micro- Raman spectroscopy: Release of plastic particles from different packaging into mineral water by Schymanski et al.)