Acesso Associados
“Bebidas+Circulares” distinguida pelos EEA Grants Portugal
31/05/2023

Os EEA Grants Portugal distinguiram a iniciativa “Bebidas+Circulares” enquanto um dos projetos selecionados no âmbito do Programa Ambiente que contribuiu para o aumento da aplicação dos princípios da Economia Circular na produção e consumo.

Promovido pelo consórcio APED/APIAM/PROBEB, o projeto “Bebidas+Circulares” é, assim, reconhecido como um bom exemplo de um sistema de reembolso de depósito, que incentiva os cidadãos a devolverem garrafas de plástico PET e de vidro e latas não reutilizáveis, para que o material recolhido seja reciclado e incorporado enquanto matéria-prima na produção de novas embalagens de bebidas.

Tendo por base os resultados de todos os projetos selecionados, o Programa Ambiente desenvolveu uma infografia que reúne a informação de todas as partes interessadas no âmbito do Sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas e latas.

Recorde-se que o projeto “Bebidas+Circulares”, promovido pelo consórcio APED/APIAM/PROBEB, entre novembro de 2020 e dezembro de 2022 e que decorreu exclusivamente no concelho de Lisboa, contribuiu para a recolha de mais de 3,8 milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro, a que correspondem mais de 240 toneladas de materiais encaminhados para reciclagem. Por dia, as 10 máquinas deste projeto receberam mais de 4 mil embalagens de bebidas e registaram mais de 168 mil transações. O projeto contou com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa na recolha e encaminhamento das embalagens de bebidas.