Ao fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, concorda com o seu uso neste dispositivo, de acordo com a Política de Utilização e Privacidade da APIAM. Optando pela desativação das cookies, algumas partes do nosso site poderão não funcionar corretamente.
Aceito
Saiba mais
100%
Natural
100% Pura
100% Segura
header_right

Informações e Notícias

Águas minerais e de nascente de Portugal. É importante distinguir
Águas minerais e de nascente de Portugal. É importante distinguir

As águas minerais naturais são recursos do domínio público do Estado. A par das águas de nascente, são recursos naturais de excepcional qualidade, atestada pelos laboratórios do Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA), do Instituto Superior Técnico (IST) e do Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial (INETI), entre outros. Por vezes, há confusão ou insuficiente esclarecimento (mea culpa!) sobre quais as especificidades das águas minerais naturais e de nascente. É importante distinguir.

- As águas minerais naturais e de nascente têm sempre origem subterrânea, o que lhes garante protecção acrescida face a agressões externas. Os aquíferos são  geridos, de forma sustentada, em quantidade (renovação dos caudais) e qualidade (perímetros de proteção), por profissionais de geologia altamente qualificados. As águas de torneira são, de forma predominante, captadas nos rios ou nas albufeiras das barragens.

- As águas minerais naturais e as águas de nascente são as únicas 100% naturais, não têm quaisquer tratamentos químicos. São caracterizadas pela sua pureza original! As águas de torneira têm de ser sujeitas a processos de tratamento químico , através da adição de cloro, que lhes permite ter a potabilidade que não têm na origem.

- O engarrafamento de águas minerais naturais e de nascente  faz-se na proximidade dos aquíferos, com a preservação das características originais da água. As unidades de engarrafamento estão  fixadas  às regiões do interior onde estão os aquíferos  e não podem ser deslocalizadas! O transporte de água de torneira faz-se por rede, normalmente percorrendo grandes distâncias, dependendo a qualidade de diferentes factores (material das tubagens, rupturas, etc).

- As águas minerais naturais e de nascente são protegidas e estão identificadas pela sua origem. O rótulo garante ao consumidor informação sobre o que está a beber! As águas de torneira podem ter diferentes origens e não fornecem ao consumidor, no ponto de consumo, qualquer tipo de informação.

- A grande diversidade geológica de Portugal traduz-se numa enorme variedade de águas minerais naturais e de nascente  o que permite ao consumidor fazer as escolhas da sua preferência, de gosto e paladar. As  águas de torneira não oferecem  ao consumidor qualquer escolha.

- As águas minerais naturais e de nascente  são protegidas por embalagens seguras e 100% recicláveis, cumprindo  exigentes requisitos  de segurança alimentar e de rastreabilidade que não são exigidos às águas de torneira . É também importante distinguir entre os diferentes tipos de águas engarrafada. Há muita confusão! Em Portugal, 99% da água engarrafada vendida é de água mineral natural e de água de nascente, de origem portuguesa.

Ao contrário, noutros países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, as águas engarrafadas mais vendidas são águas preparadas e tratadas, que não possuem origem subterrânea identificada e protegida, nem apresentam pureza original. Faz toda a diferença quando são divulgadas conclusões de  estudos sobre questões de  qualidade associadas às  águas engarrafadas nesses países e que não podem, de modo algum, ser estendidas  à realidade nacional, como por vezes sucede por ignorância, má fé ou oportunismo.

As águas minerais naturais e de nascente são património de todos os portugueses. Temos de nos orgulhar das excelentes águas minerais naturais  e de nascente que a natureza do país nos oferece, das marcas que temos que também são o espelho de Portugal e do país que somos.

O compromisso que a Águas Minerais e de Nascente de Portugal  assume é o de defender e continuar a valorizar esta riqueza que é de todos.

Nuno Pinto de Magalhães -  Presidente da Águas Minerais e de Nascente de Portugal


Download

Mais Informação

https://24.sapo.pt/opiniao/artigos/aguas-minerais-e-de-nascente-de-portugal-e-importante-distinguir
ÁGUA VEM EMBALAGEM VAI
© APIAM. Todos os direitos reservados.   |   Política de Privacidade Desenvolvido por Netmais